Esse post não é para falar dos melhores restaurantes de Santiago, mas sim para falar dos que fui e recomendo! Tem opções para todos os gostos e bolsos! Ah, tem também uma listinha dos pratos e bebidas típicos, e fica a seu critério ver o que você vai querer experimentar.

Onde comer

Coquinaria

Curta nossa página no Facebook!

Santiago_gastronomia_coquinaria

O local é na verdade uma mistura de restaurante com delicatessen. Há diversos produtos importados e locais à venda. Não deixe de comprar um potinho de ají defumado! A comida é uma delícia e o restaurante é refinado na medida, o preço é justo e o ambiente é descontraído. Não há carta de vinhos, você escolhe nas prateleiras o vinho que quer tomar!

Domino

Un completo, por favor!
Un completo, por favor!

Lanchonete barata e gostosa espalhada pelo centro de Santiago. Ótima para café da manhã ou um lanchinho no meio do dia. Peça um dos quase vinte tipos de cachorro-quente (ou vienesas).

Patio Bellavista (Constitucion 30)

Tábua de empanadas na Casa del Patio
Tábua de empanadas na Casa del Patio

Um conjunto de restaurantes no bairro de mesmo nome (tem também algumas lojinhas). Tem pub, restaurante chique, lojinha de sorvetes, tem de tudo! Nós escolhemos o restaurante La Casa del Patio, que estava com uma promo. Uma tábua de empanadas e outras gostosuras locais mais uma garrafa de vinho chileno por 15.000 pesos.

Rua Pio Nono (Bellavista)

Um dos bares universitários
Um dos bares universitários

Aqui é a maior concentração de bares para estudantes. A maioria não serve comida, só bebidas. O ambiente é descontraído, a bebida barata e quase sempre tem música. Vale comer no Patio Bellavista e depois ir a um dos bares experimentar um Terremoto!

SchopDog

Chorillana Titánica
Chorillana Titánica

Rede de restaurantes especializados em cachorro quente e chorillanas. A decoração é retrô e o preço é ótimo! Tem diversos tipos de cerveja. Você pede e paga no caixa e um garçom traz seu pedido à mesa.

La Pica de Clinton (Calle San Antonio 158)

Santiago_gastronomia_la_pica_de_Clinton

Pica é como se chama um restaurante bom e barato. Diz a lenda que o presidente Bill Clinton quebrou o protocolo durante uma visita ao Teatro Municipal e decidiu entrar no bar para tomar um drink, ou melhor, uma coca-cola. Outros dizem que, na verdade, o presidente entrou para urinar. O bar foi rebatizado e redecorado para eternizar o momento. Há diversas fotos de Clinton e de sua visita ao bar e até mesmo a garrafa de coca-cola que ele bebeu ainda está por lá! O restaurante é uma típica fuente de soda e vende todas comidas típicas do Chile. Ótima relação custo-benefício.

 

O que comer e beber:

Barros Jarpa – o misto quente chileno, feito num pão que parece de hambúrguer.

Santiago_gastronomia_barrosjarpa

 

Chorillana – prato que mistura carne, linguiça, cebola, batata frita e ovo. É um prato grande, feito para ser compartilhado.

Santiago_gastronomia_chorillana

 

Empanadas de marisco e empanada Pino – É tipo um pastel, pode ser frito ou assado. A de mariscos, como diz o nome, é recheada com mariscos temperados. A empanada Pino é recheada com carne apimentada.

empanada de marisco
empanada de marisco

 

Paila marina – sopa de peixes e mariscos com alguns vegetais (cenoura, batata, cebola…) feita em um recipiente de barro. A sopa é bem líquida com os outros ingredientes em pedaços. Normalmente servida com um limão, que deve ser espremido por cima. Se você é fã de Breaking Bad, essa foi a sopa que Gus Frings preparou para Walter White.

Santiago_gastronomia_paila_marina

 

Abacate – O abacate é um elemento importante na gastronomia chilena. Não deixe de provar sanduíches, saladas e outros pratos com abacate. Sim, o abacate é comido em pratos salgados na culinária chilena, nada de querer abacate batido com açúcar! Você encontra sanduíches com abacate até mesmo no McDonald’s, KFC, Burger King e Starbucks.

salada e sanduíche com abacate
salada e sanduíche com abacate

 

Lomo a lo pobre – É o bom e velho PF. Um bife acebolado com ovo, servido com batata frita.

Santiago_gastronomia_lomo_a_lo_pobre

 

Chacarero – sanduíche típico, feito carne ou porco, com tomate, ervilha e pimenta.

Santiago_gastronomia_chacarero

 

Pastel de choclo – A única iguaria que não provei… É como um empadão, feito de milho. O recheio pode ser de carne, frango ou ovo.

Piscola – bebida feita com Pisco e coca-cola

Pisco Sour – bebida à base de Pisco (tipo uma cachaça) com suco de limão, açúcar e clara de ovo

Pisco Sour à esquerda e Piscola à direita
Pisco Sour à esquerda e Piscola à direita

 

Terremoto – um copo de 1l de Pipeño ( como que um vinho doce) com uma bola de sorvete de abacaxi. Leva esse nome pois dizem que o efeito é o mesmo de um terremoto, você fica com a sensação de que as pernas e o chão estão tremendo.

Mote com huesillos – bebida feita com pêssego natural desidratado e pedacinhos de trigo cozido. Vendida em barraquinhas na rua. Tomamos no alto do Cerro San Cristobal.

Mote à esquerda e Terremoto à direita
Mote à esquerda e Terremoto à direita

 

Deixe uma resposta