FPM Lucerna dicas práticas

Lucerna possui aproximadamente 80 mil habitantes e é considerada uma das cidades mais lindas da Suíça. Rodeada pelos Alpes, é uma cidade plana com construções centenárias em estilo medieval. Pode ser tranquilamente conhecida à pé. Uma definição de Lucerna muito usada é Switzerland in a nutshell, ou seja suíça em uma casca de noz ou a Suíça em resumo. A cidade nos oferece um pouco de tudo que esperamos ver na Suíça: lago, rio cortando a cidade de desembocando no lago, montanhas à vista. O centro histórico é super bem conservado, as construções são belíssimas e as fachadas das casas tem pinturas lindíssimas! E hoje vamos dar dicas práticas para uma visita a Lucerna!

Como chegar

Em Zurique pegamos um trem e em 50 min já estávamos em Lucerna. Os trens partem a cada meia hora, e os tíquetes podem ser comprados na hora nas máquinas na estação – ou você pode utilizar o swiss pass. Assim que chegamos na estação em Lucerna pegamos um mapa da cidade.

FPM Lucerna estção de trem

Curta nossa página no Facebook!

Onde ficar

Nos Hospedamos no Ibis Budget Hotel Luzern City – Keller strasse 6, localizado a mais ou menos 1km da estação de trem de Lucerna – foi um dos mais baratos que encontramos na cidade. Esse é o Ibis mais básico da rede, mas limpo e confortável. Ficamos 6 noites no hotel e por causa disso ganhamos um upgrade de quarto, fomos colocadas num quarto quádruplo, com duas camas de casal, claro que adoramos o mimo!

Da Bahnhof (estação de trem), bem em frente na plataforma C, parte o Tram 4 que nos deixava no hotel.

FPM Lucerna Ibis

FPM Lucerna Ibis

Escolha aqui seu hotel em Lucerna!

O que ver em Lucerna

Kapellbrücke (ponte capela) – um dos símbolos da cidade. A ponte recebeu este nome por causa da Capela de St Peter que fica próxima. Ela foi construída no século XIV e é a ponte coberta mais antiga da Europa. A ponte é de madeira, tem 240 metros de extensão e é decorada com pinturas que retratam a história da cidade e do país.  Um incêndio queimou quase todo o acervo e sobraram apenas 25 pinturas. A ponte é aberta somente para os pedestres e liga o centro histórico à parte nova da cidade. É o melhor lugar para se admirar as paisagens e as muralhas históricas. A ponte fica na foz do Rio Reuss, então de uma extremidade podemos admirar o rio e da outra o lago Lucerna.

FPM Lucerna Kapellbrücke

FPM Lucerna Kapellbrucke FPM Lucerna Kapellbrucke

A Torre d’Água, octagonal, que já teve várias funções – entre elas já foi uma  prisão que tinha até sala de torturas – atualmente é um dos símbolos de Lucerna.

Barragem – fica exatamente atrás da ponte capela e é  usada para controlar a passagem da água do Rio Reuss e manter o nível do lago.

FPM Lucerna dicas práticas barragem

Spreuerbrücke – a ponte de palha, fica logo depois da barragem. Esta ponte foi construída em 1408 e nela existe uma capela e ao lado um antigo moinho, que já foi usado como gerador de energia da cidade.  Ao atravessar a ponte, não esqueça de admirar os quadros de madeira que estão expostos no seu interior.

FPM Lucerna Spreuerbrucke

Jesuitenkirche – igreja jesuíta de Lucerna.

FPM Lucerna dicas práticas Jesuitenkirche

Hofkirche St Leodegar – igreja católica em estilo gótico que foi construída entre 1633 e 1639. Ela pode ser vista de muitos lugares da cidade e chama atenção por suas duas torres pontiagudas.

FPM Lucerna Hofkirche St Leodegar

Museggmauer: as torres e muralha da cidade – ao atravessar a ponte de palha, um pouco mais adiante encontraremos  o ponto de acesso da antiga muralha. Construída nos séc XIV e XV, a muralha hoje  possui mais ou menos 870 m de extensão, pois foi parcialmente destruída. São 9 torres no total, cada uma com um estilo diferente. Atualmente apenas 4 estão abertas ao público. A visitação é gratuita e estão abertas diariamente de 8/19 h e fechadas no inverno. Cada torre tem um nome e as que podem ser visitadas são: a Männli, Zyt Tower, Watch Tower e Schirmer Tower. A Zyt tower é mais famosa torre da antiga muralha, ela data de 1386 e possui um relógio antigo que foi construído por Hans Luther e instalado em 1535 – ainda funciona. Ao entrar na torre, é possível ver o relógio por dentro.

FPM Lucerna dicas práticas Museggmauer

Rathaus – o prédio antigo da prefeitura, mistura arquitetura renascentista com os telhados típicos de Lucerna e fica às margens do Rio Reuss.

FPM Lucerna dicas práticas Rathaus

Rathaus Brauerei – um edifício branco ao lado da prefeitura, onde a parada é obrigatória. Podemos afirmar que é o melhor lugar para se apreciar a vista da ponte e o Monte Pilatus coberto de neve ao fundo – acompanhados da excelente cerveja que é produzida pela própria prefeitura! A cervejaria tem uma varanda bem agradável e um restaurante climatizado e, no cardápio, opções para petiscos e refeição. Gostamos tanto que voltamos lá várias vezes.

FPM Lucerna Rathaus Brauerei

Comemos um prato bem típico de salsicha com salada de batatas e o detalhe era que a salsicha era feita com cerveja. Prato farto deu perfeitamente para compartilharmos.

FPM Lucerna Rathaus Breuerei

O local fica aberto de 9/24hr e aos domingos fecha às 11h.

Kornmarkt – praça do milho. O acesso é por uma escada ao lado da prefeitura. Várias casinhas com as fachadas pintadas e onde funcionava um mercado de grãos municipal.

FPM Lucerna dicas práticas Kornmarkt

Weinmarkt – praça do vinho, mais uma praça super bonita da cidade. Com fonte de água potável e casinhas com as fachadas pintadas que contam um pouco da história e algumas esculturas bem interessantes. Nesta praça, reparar na lindíssima fachada do Hotel des Balances e também na casa bem em frente à fonte, que mostra bem que ali existiu um mercado de vinho. O Hotel des Balances tem um terraço de frente para o Rio Reuss. A  fachada da uma antiga farmácia, Müllersche Apotheke, de 1530, é uma das mais interessantes da praça, tem a inscrição “a doença do amor não conhece cura”. Quando fomos funcionava no local uma loja de roupas femininas. Uma árvore de Linden (tilia bem fininha não achei bonita) em frente ao hotel des Balances indicaria que ali também ocorreram julgamentos medievais.

FPM Lucerna Weinmarkt

FPM Lucerna dicas práticas Hotel des Balances

Löwendenkmal (Lion monument) – Imperdível!  Localizado no jardim Gletschergarten,  4 Denkmal strasse. A escultura de um leão foi lapidada direto na rocha. Datada de 1820, é uma homenagem à guarda suíça que foi massacrada durante a revolução francesa.

FPM Lucerna Löwendenkmal

KKL- Kultur-und-kongresszentrum (Centro cultural), fica bem ao lado da Bahnhof. O complexo foi projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel e inaugurado em 1998 e tem salas de concerto e um auditório. Um edifício super moderno com um espelho d’água na frente e uma fonte iluminada à noite. No inverno, o espelho é coberto e o espaço vira pista de patinação.

FPM Lucerna KKL

Weggisgasse – uma rua de pedestres repleta de lojinhas. No número 8 fica a Manor, que é uma  loja de departamentos suíça.

Lago de Lucerna – existem vários vilarejos charmosos no entorno que podemos chegar de barco e que está incluso no swiss pass. Podemos ir até Weggis ou Vitznau ou simplesmente contratar um passeio para dar uma volta pelo lago. A ida e volta para qualquer cidade em torno do lado é gratuita com o passe. Veja aqui os horários e cidades.

FPM Lucerna lago

Escolha aqui seu hotel em Lucerna!

Onde comer

Mill’Feuille, Mühlenpl 6. Bem em frente ao Rio Reuss, foi  um local muito agradável que paramos para um lanche. Tomamos um aperol spritz e um porto tônica acompanhado de uma seleção de hummus com vários sabores e uma tábua com uma seleção de queijos. Uma mesinha de frente para o Rio Reuss apreciando o sol e vendo a vida passar, tudo de bom!

FPM Lucerna Millefeuille FPM Lucerna Millefeuille FPM Lucerna Millefeuille

Zunfthaus Pfistern Restaurant, Kornmarkt 4, o restaurante é  bem tradicional e tem uma decoração bem bonita. Comemos uma raclete e bebemos o vinho do próprio restaurante, tudo delicioso. Achamos o preço honesto. A raclete custou 33 CHF e cada taça de vinho 18 CHF. Gostamos tanto que acabamos voltando para comer um fondue também! O fondue custa 33,50 CHF por pessoa (nós pedimos uma porção só e deu super bem para nós duas).

FPM Lucerna Pfistern FPM Lucerna Pfistern

Rathaus Brauerei Já falamos aí em cima que adoramos a Rathaus Brauerei! As cervejas são deliciosas e tem várias opções de comidas típicas. Nós comemos lá dois tipos de linguiça diferentes – especialidade da casa – e uma salada que estava uma delícia!

FPM Lucerna Rathaus Brauerei

Quer ler mais sobre a Suíça? Leia:

Dicas práticas para planejar sua viagem para Suíça

Zurique: dicas práticas

Bate e volta de Zurique: Cataratas do Reno e Monte Üetliberg

Post anteriorBate e volta de Zurique: Cataratas do Reno e Monte Üetliberg
Próximo postO que comer na Suíça
Geminiana, curiosa, habilidosa, apaixonada por gastronomia, moda,viagens, e gente bem humorada.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.