Quando estávamos planejando a viagem à Toscana, decidimos fazer base em Florença e de lá fazermos alguns bate e voltas. Dentre os bate e voltas, 2 eram certezas: ir a Montalcino provar o famoso Brunello di Montalcino e visitar também uma vinícola de Chianti. Afinal, não é todo dia que podemos provar vinhos italianos in loco, né? Hoje vamos falar sobre nosso bate e volta até Montalcino!
Não sabe onde ficar em Florença? Faça sua busca do seu hotel aqui!
A Região do Val d’ Orcia
A região do Val d’ Orcia é atravessada pelo rio Orcia, que dá o nome ao vale. Esta área é um parque preservado e reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO e onde encontramos muitas cidades medievais, casas rurais, fortalezas, paisagens lindas e vinhos deliciosos.
Curta nossa página no Facebook!
Além da cidade mais famosa da região que é Montalcino, outras cidades que estão a 30 min de distância dela e que fazem parte do Val d’Orcia são: San Quirico d’Orcia, Pienza, Buonconvento, Montepulciano Castiglione D’Orcia (Rocca D’Orcia) e Bagno Vignoni (tem uma fonte com água termal e banhos gratuitos).
Gastronomia da região: queijo pecorino, mel, azeite, salame de Cinta Senese, cogumelos, trufas e a estrela o vinho Brunello.
Alugando um carro para ir a Montalcino
Estávamos em Florença e para o passeio à cidade de Montalcino resolvemos alugar um carro por um dia. Ano passado tínhamos alugado um carro com a Sixt através na rentalcars.com para passear na provence e gostamos muito. Desta vez optamos pela Locauto, que estava com o melhor preço. Então já saímos daqui com o carro alugado. Escolhemos o local para pegá-lo e lá só pagamos o seguro total que cobre qualquer dano no carro, pois achamos imprescindível (sim, já precisamos pagar por um conserto e pagamos uma fortuna! Então nosso conselho é: façam seguro)! O aluguel do carro custou U$13,00 por 1 dia (alugando via rentalcars.com pegando e devolvendo no centro de Florença, com direito a upgrade gratuito – alugamos um Fiat Panda e recebemos um Audi!) e o seguro total pago direto na Locauto foi 15 euros. Além disso, pagamos mais 21 euros para encher o tanque antes de entregar o carro no fim do dia. Preferimos pagar o seguro direto na locadora, pois o seguro na Rental Cars funciona com reembolso, ou seja, se algo acontecer, você paga e depois é reembolsado. direto com a locadora, você não precisa pagar mais nada. Se acontecer qualquer coisa, você já está coberto. Como estávamos com telefone com chip de dados, não pedimos GPS. Usamos Google Maps no telefone e funcionou super bem!
Montalcino e seu famoso Brunello
O vilarejo de Montalcino é famoso por seu vinho, o Brunello. Montalcino fica no alto de uma colina entre os vales do Rio Ombrone e está 564m acima do nível do mar. Ele está a 109 km de Florença vindo pela via Cassia na direção de Roma. A viagem é super tranquila numa estrada bem agradável. Existem duas hipóteses para o nome da cidade: uma seria que ele é derivado de Mons Licinus (bosque santo) e outra que seria derivado do latin Mons (monte) e ilex (leccio) formando monte dei Lecci que é uma planta muito comum na região. Durante os séculos XII e XV, o vilarejo foi o centro de disputa entre Florença e Siena. Na estrada que nos leva a Montalcino podemos ver os campos e as vinhas de um dos vinhos mais requintados e caros da Itália.
Em meados de setembro acontece a colheita da uva Sangiovese Grosso que é 100% utilizada na fabricação do vinho Brunello. Os vinhos possuem D.O.C.G. (Denominazione di Origine Controllata e Garantita – DOCG) ou DOC (Denominazione di Origine Controllata) e além do Brunello também são fabricados com ela o Rosso de Montalcino, um vinho jovem com apenas 1 ano de envelhecimento, e o Vin Santo e o Moscadelo, que são dois vinhos doces.
Mas Montalcino não é só produção de vinho, seu centro histórico é bem preservado e uma graça. O que ver por lá:
- A Fortaleza ou Rocca, que foi construída em 1361, quando a cidade esteve sob domínio de Siena. Da muralha se tem uma excelente vista do Monte Amiata e Val d’Orcia.
- O Palazzo dei Priori, a Torre dell’Orologio e Piazza del Popolo;
- Igreja Madonna del Soccorso, em estilo renascentista dedicada à Maria;
- DUOMO, Cathedrale del Santissimo Salvatore, do sec XI e em estilo neo clássico;
- Piazza Garibaldi (onde vamos encontrar as informações turísticas)
Para conhecer a produção e degustar o Brunello di Montalcino:
Antes de chegarmos à cidade, fomos a Fattoria dei Barbi (Podernovi 170), que fica a aproximadamente 5,2km da cidade. A fattoria (fazenda em italiano) foi uma das primeiras a se estabelecer na cidade e a fabricar e exportar os vinhos Brunello.
Na visita, aprendemos que eles preferem a denominação de fazenda do que vinícola, pois acham que traduz melhor o espírito deles. Ao passear pela cidade de Montalcino, você vai se deparar com diversas lojas e restaurantes oferecendo degustações, mas valeu super a pena ter vindo antes na Fattoria dei Barbi e conhecer um pouco da história do Brunello e da uva Sangiovese.
A visita guiada custa €5,00, e acontece em 2 horários todos os dias (meio dia e 15:30), não precisa agendar e a degustação ao final é paga. Você pode escolher entre 4 degustações diferentes, que vão de 5 a 18 euros. Nós escolhemos a degustação que incluía 2 tipos de Brunello e um Rosso di Montalcino e pagamos 12 euros.
Junto dos vinhos, eles servem um pãozinho delícia com o azeite deles. Era tão gostoso o azeite que trouxemos uma lata pra casa! Os vinhos então, eram deliciosos! Ficaríamos a tarde toda ali tomando.
O ponto de venda da Fattoria dei Barbi abre de seg a sexta de 10/13hr e de 14:30/18hr e sábado e domingo de 11/13:30hr e de 14/18hr. Ao lado do ponto de venda, tem também uma trattoria onde se pode almoçar e degustar o vinho.
Para maiores informações, acessar o site: fattoriadeibarbi.it
Mais uma degustação rápida do Brunello di Montalcino
Não queríamos parar para almoçar na cidade, mas ainda tinha espaço para mais uma taça de vinho e um pouquinho mais da culinária local. Acabamos parando em um dos bistrôs que oferecia degustação e provamos mais 2 Brunellos, um prato de frios e queijos e Vin Santo e Moscadelo com cantucci (um biscoito doce e duro que se come molhando no vinho doce).
Blogagem Coletiva
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #VinicolasPeloMundo, onde Blogs de Viagem de Pequenos Grandes Viajantes escreveram sobre uma vinícola visitada em qualquer país do mundo.
Não deixe de ler os outros posts:
- Viajonários – Califórnia: Vinícola Calcareous em Paso Robles
- Turistando.in – Rotas de Vinhos no Chile
- Viagens Invisíveis – 05 vinícolas para conhecer antes de morrer
- Viaje na Web – Groot Constancia – Vinho com chocolates na Vinícola mais antiga da Africa do Sul
- Atravessar Fronteiras – Hospedagem na Casa Valduga
- Viajento – Niagara-on-the-lake – Vinícolas no gelo e a produção do ice-wine
- Novo Caroneiro – Vinícolas em Curitiba – Caminho do Vinho
- Por aí com os Pires – 04 Vinícolas que encantaram os Pires no Sul do Brasil
- Trilhas e Cantos – Franschhoek, África do Sul: conhecendo a linda Vinícola Boschendal
- Por aí e Por aqui- 5 Vinícolas, 3 países e algumas degustações
- Viagens que Sonhamos – Vinícolas com experiências diferentes na Serra Gaúcha
- Ligado em Viagem – Tour privado na Vinícola Santa Carolina em Santiago do Chile
- Freitas para o Mundo – Bate e Volta de Florença – Conhecendo o famoso Brunello di Montalcino
Hmmmm… o tanto que essa postagem deu água na boca! Achei a cidade um charme e os vinhos devem ser realmente deliciosos.
São mesmo! Só de lembrar já dá vontade de voltar!
Amei!!!!
Esse vinho é maravilhoso (um dos melhores que tomei) e a cidade de Montalcino é uma graça, como toda a Toscana
😉
Ai, QUE vinho! E a Toscana, né? Sem comentários… <3
A região das vinícolas na Toscana parece irresistível… Mal posso esperar para riscar da minha lista, rsrs.
É demais mesmo! Os vinhos são MARAVILHOSOS e as cidades são lindas!
Gente!!! Eu passaria o dia todo tomando mais um tacinha de vinho e queijos pecorinos, salames e outras gostosuras dessa região.
E o carro acho que ia ter que voltar sozinho. Hihihi
hahahah. Essas gostosuras são demais mesmo!
Adoro a Itália e tudo que tem a ver com ela. Amei a dica da vinícola, ainda mais por ser parte da Toscana. Belo post, adorei! Parabéns!!!
Obrigada, Gi! A Toscane é demais! <3
Brunello de Montalcino, acho que é um dos vinhos mais icônicos do mundo! Por aqui, sem chance… uma garrafa custa MUITO caro! Por isso, a melhor coisa é fazer como vocês: tomar in loco! Adorei sua experiência!
Com certeza! Por aqui, sem chances rs! Lá vale muito a pena!!!
Nossa , ler o post me deu água na boca… tanto pelos vinhos quanto pelas paisagens
Ai que sonho! Estive em Florença, mas não consegui incluir essa visita no roteiro. Fiquei louca para conhecer depois de ler o seu relato! 🙂
Olha aí, já tem uma razão pra voltar a Florença! rs
Amei a garrafa!! Dica anotada para a posteridade. Itália está na minha mira para o ano que vem.