O que comer na suíça destaque fondue

A culinária suíça recebeu influência direta das culinárias francesas, alemãs e italianas. Algumas receitas são bem regionais, mas podem ser encontradas no país todo. Prepare seu estômago para provar vários pratos e outras delícias quando estiver por lá! Neste post vamos te ajudar com o que comer na Suíça quando visitar o país.

Pratos com queijo

O que comer na Suíça fondue de queijo

Fondue de queijo – o mais comum é moitié-moitié, que é a mistura de 2 queijos. Na maioria das vezes é feito com 50% de queijo gruyère e 50% de queijo vacherin fribourgeoise. Há também muitas variações: com queijos diferentes, com cogumelos, com tomates, com bacon… Provamos um em Genebra com cogumelos bolets que estava divino!

Curta nossa página no Facebook!

O que comer na suíça raclette

Raclette – fatias de queijo raclette derretidas (normalmente vem uma chapa própria para raclette para você derreter seu queijo) servidas com batatas e condimentos

O que comer na suíça alplermagronen

Älplermagronen – esse prato é comum nas montanhas. É um macarrão gratinado com batatas, queijo e cebolas fritas por cima, acompanhado de purê de maçã. Vale cada caloria – e olha que são muitas!

Fondues

Além do fondue de queijo, é comum também o fondue de carne na Suíça. Normalmente há duas versões:

Fondue Bourguignonne – fondue de carne cozido no óleo. Vem acompanhado de vários molhos.

o que comer na suíça fondue chinoise

Fondue Chinoise – fondue de carne cozido em caldo de legumes (vem até com uma peneira para você comer os legumes também!). Quando comemos veio acompanhado de arroz, batata chips e vários molhos.

Outros pratos típicos

O que comer na suíça batata rosti

Batata rösti – batata ralada no ralo grosso e depois compactada como um bolo achatado e depois frita. Pode servir de acompanhamento e é também encontrada como prato principal com queijo ou algum tipo de carne seca

o que comer na suíça schnitzel

Schnitzel – escalope de vitela, cortado bem fininho e depois empanado e frito

o que comer na suíça Geschnetzeltes

Geschnetzeltes ou kalbsgeschnetzeltes – achamos com estes dois nomes no cardápio. A receita original é um cozido de carne de vitela – cortada em tiras, servida com creme de cogumelos e vinho branco, normalmente acompanha batata rösti – encontramos também uma variação  com fígado

Cordon Bleu – encontrado em todos os restaurantes típicos, é um bife recheado com queijo, empanado e frito

batata rosti com linguiça e sauerkrat

St Gallen bratwürst – a típica salsicha de carne de vitela que leva bacon e especiarias

Sauerkraut – o famoso chucrute, que nada mais é que repolho fermentado. Possui algumas variações quase sempre incluindo batatas ou carne

o que comer na suíça Vinde Sechée

Viande séchée – versão suíça da carne seca, servida em fatias com outros tipos de frios como presunto cru e pancetta. É servida como entrada ou acompanhamento para raclette e fondue.

o que comer na suíça queijos

Queijos – os mais famosos são emmental, gruyère, appenzeller, tilsiter, st. Paulin e tête de moine. É comum encontrar nos mercados embalagens com variedades de queijo para aperitivo.

pretzel

pretzel

pretzel

Pretzel – pão comum na suíça. É possível encontrá-lo no café da manhã com manteiga, em sanduíches diversos, como pão de cachorro quente ou acompanhando salsichas brancas

Doces e sobremesas

FPM luxemburgerli

Luxembürgueli – versão suíça do doce francês macarons, mas menor e mais leve ainda – se é que é possível!

Mont Blanc – doce feito com massa de castanhas que são moldadas como se fossem uma montanha de espaguete e sempre servido chantilly

FPM Double creme

Double crème de la Gruyère – creme pasteurizado (o sabor fica entre um creme de leite bem cremoso e um queijo cremoso) e com um sabor bem diferente e muito gostoso!

Double crème meringue – merengue servido com double cream de Gruyère e muitas vezes com frutas vermelhas. No prato se quebra o merengue, coloca-se as frutas e finaliza com o Double crème (também chamado de Eton Mess).

Movenpick

A marca Mövenpick tem o sorvete de Double crème meringue e é incrível!

Café da manhã

gipfeli

Gipfeli – versão suíça do croissant. Você encontra ele puro ou com recheios doces como baunilha, nutella ou chocolate.

FPM o que comer na suíça musli

Müsli – típico no café da manhã suíço, é uma mistura de grãos e cereais colocada de molho no iogurte de véspera, então ele fica mole e a aparência é feia, porém achei gostoso. Há também o Knusper Müsli, que é um müsli crocante, como uma granola, para colocar no iogurte. Dá para encontrar as duas versões no mercado. Esse aqui da foto era uma delícia!

Chocolate

Um item para nós que merece um destaque é o chocolate suíço! A fama do chocolate suíço se deve muito à invenção do chocolate ao leite, feita pelo suíço Daniel Peter, e do chocolate cremoso por Rodolphe Lindt, claro que ambos chocolatiers suíços! São muitas marcas de chocolate famosas como Lindt, Nestlé, a maison Cailler em Broc e o Toblerone – para quem não conhece, fiquem sabendo que seu formato foi inspirado na Matterhorn, uma montanha que fica na cidade de Zermatt. Além das marcas famosas em todas as cidades encontramos lojinhas com chocolates deliciosos vendidos por quilo, uma perdição! Compramos até uns chocolates bem baratinhos nos supermercados que estavam deliciosos!

o que comer na suíça chocolate maison cailler

Outro chocolate que foi criado na Suíça é o Ovomaltine! Você encontra vários tipos de chocolate de Ovomaltine e até sorvete!

chocolate ovomaltine

Um chocolate incrível, mas que não é barato é o da Läderach. Meu Deus, que chocolate incrível! Você pode pedir o tamanho que você quiser, dos sabores que quiser e paga por peso. Eles tem também uns saquinho prontos de sabores diversos para levar pra casa.

chocolate Ldderach

chocolate ladderach

Bebidas

o que comer na suíça rivella

Rivella –  um tipo de refrigerante feito com 35% de soro do leite mais água gasosa e outros ingredientes.

vinho suíço

Vinhos – os vinhos suíços não são muito famosos, mas não é que não sejam bons, o que acontece é que somente 2% dos vinhos suíços são exportados. A maior parte da produção é consumida localmente! As uvas mais famosas por lá são: Chasselas, Gamay, Pinot Noir e Merlot.

cerveja suíça

cerveja suíça

Cervejas locais – Um fato não muito conhecido da Suíça é que ela é um dos países com o maior número de cervejarias por número de habitantes no planeta! Tem cerveja dos alpes, cerveja da prefeitura em Lucerna, a Altes Tramdepot em Berna ao lado do Parque dos Ursos, a Steinfels, produzida em Zurique com água da própria cidade – tem para todos os gostos!

Nos mercados

Uma dica também é comprar alguns lanchinhos nos supermercados locais, tanto para levar nas viagens de trem como para o café da manhã, caso não esteja incluído no preço do hotel.

o que comer na suíça mercado

Além disso, hidrate-se tomando água potável nas fontes que encontramos espalhadas em várias cidades!

Quer saber mais sobre a Suíça? Leia nossos posts:

Dicas práticas para planejar sua viagem para Suíça

Zurique: dicas práticas

Bate e volta de Zurique: Cataratas do Reno e Monte Üetliberg

Lucerna: dicas práticas para uma visita incrível e completa

Post anteriorLucerna: dicas práticas para uma visita incrível e completa
Próximo postO que fazer em Bern
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.