Muitos dizem que a gastronomia inglesa é sem graça, mas confesso que pra nós é deliciosa! Vamos partilhar com vocês aqui nossos pratos, comidas e restaurantes preferidos em Londres! Como comida é algo que a gente gosta muito e o post estava ficando grande demais, vamos dividir o assunto em partes. Hoje vamos falar sobre o que comer. Nos próximos posts, daremos dicas mais específicas de restaurantes!

Fish & Chips

Antes de virar a cara e pensar que é só um peixe frito, prove um. Você nunca comeu peixe igual no Brasil, tenho certeza! A crosta empanada feita com cerveja dá um gosto especial e o peixe é maravilhoso! Ah, ele sempre vem acompanhado de batata frita e ervilhas ou purê de ervilhas e molho tártaro. Não deixe fazer como os ingleses e colocar um pouco de vinagre de malte em cima das batatas fritas. Mais uma vez, não torça o nariz, prove antes de fazer cara feira. Fica uma delícia. Aliás, nos mercados você encontra batatas chips sabor vinagre e sal de várias marcas, são ótimas. Você consegue encontrar esse prato em qualquer pub em Londres. Se quiser comer um fish & chips bem tradicional, vá ao Poppies, um dos mais premiados restaurantes de Fish and Chips de Londres e um dos melhores fish & chips que já comemos. Você pode escolher o tipo de peixe que você quer e um prato grande serve duas pessoas. Já fomos também no Fish (próximo da London bridge), pois tínhamos a dica de que lá comeríamos um Fish & chips tradicional. Pura decepção, peixe re-frito e batatas sem graça!

Curta nossa página no Facebook!

gastronomia_londres_fish&chips

 

Queijos ingleses (Stinking Bishop, Cornish Yarg, Stilton e Cheddar)

Os queijos mais famosos são os franceses, mas vale a pena provar os ingleses. Muito bons!!! Prove um verdadeiro cheddar inglês para você ficar triste de ter comido um cheddar muito safado por tantos anos. Alguns pubs servem tábuas de queijos, é uma ótima pedida para provar diversos queijos. Peça uma boa cerveja para acompanhar.

gastronomia_londres_queijos

 

Beef and ale pie

M-E-U D-E-U-S, que delícia! Rs. Uma espécie de empadão, mas com massa mais fina, recheada de um belo ensopado de carne na cerveja. Divino! Típica comida de pub. Há também outros sabores, como cordeiro, frango e carne com rim. Os acompanhamentos dependem do pub.

gastronomia_londres_pie

 

Banoffee pie

Banana + toffee, pode ficar ruim? Não! Torta de banana com caramelo, manjar dos deuses. Servida em muitos pubs.

gastronomia_londres_banoffee

 

Cerveja

Nos pubs londrinos, o que mais vemos é chopp (beer on tap) e não cerveja long neck. Eles costumam ser servidos em pints (mais ou menos meio litro), mas você também pode pedir half pint. Gostamos de experimentar as diferentes especialidade inglesas, e são muitas! Se quiser pedir uma cerveja como as brasileiras, peça uma lager. Se quiser provar uma especialidade local, peça uma ale. Ela é uma cerveja mais escura e amarga, servida em temperatura pouco abaixo da ambiente. Por sinal, isso é bem comum, não espere cervejas geladíssimas como estamos acostumados a tomar por aqui. Outra especialidade local é a stout, cerveja bem escura e bem amarga, a marca mais famosa é a irlandesa Guinness.

gastronomia_londres_cerveja

 

English Breakfast

O café da manhã inglês é bem pesado comparado ao nosso, mas vale a experiência. É claro que não é o café do dia-a-dia, mas sim o café de fins de semana e dias especiais. Ele é composto de torradas, manteiga, bacon, linguiça, tomates (fritos ou grelhados), ovos (fritos ou pochê), cogumelos e feijão (feijão branco típico na Inglaterra, com um molho vermelho que fica entre o doce e o salgado e, pela minha descrição, você deve ter percebido que não curtimos muito…). Para acompanhar, nada mais típico que um chá com leite. Adoramos a ideia de torradas com tomates fritos e ovo, e essa é normalmente nossa opção quando o café da manhã está incluído na diária do hotel. Muitos pubs também oferecem o English Breakfast e é comum ver alguns que servem “all day breakfast”. Se você acha que o café é pesado demais, pode experimentá-lo na hora do almoço.

gastronomia_londres_breakfast

 

O que comprar no mercado

Mostarda Colman’s

Bem forte, daquelas que deixam o nariz escorrendo.

gastronomia_londres_colmans

 

 

Vinagre de malte (Sarson’s)

Porque você nunca mais vai querer comer batata frita sem vinagre!

gastronomia_londres_maltvinegar

 

Batatas chips sabor vinagre e sal

Sei que pode ser difícil trazer batatas chips na mala..rs. Mas pelo menos compre uma para comer durante o dia ou no aeroporto esperando o vôo de volta.

gastronomia_londres_chips

 

Cervejas

São tantas variedades… Escolha uma(s) para trazer para casa!

gastronomia_londres_beer_wikipedia

 

Queijos para comer no hotel

Se você não conseguiu experimentar uma tábua de queijos, você também pode optar por fazer uma degustação no hotel! Compre diferentes queijos, alguns crackers e pães, uma geleia e delicie-se.

Chás

A Twinings oferece uma grande gama de sabores e o preço em Londres é bem mais convidativo do que aqui no Brasil. Lá você também pode encontrar chás específicos para serem feitos com água gelada. São ótimos para o verão.

gastronomia_londres_icedtea

 

E você? Já comeu alguma outra delícia em Londres?

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou uma jornalista “aposentada” muito crítica e moro em Londres há 23 anos, sou casada com um inglês e não perdi toda a “bextice” de carioca! Mas o post de vocês sobre a comida inglesa (esse primeiro, ainda vou ver os outros), é o melhor que já vi nestes últimos tempos me dedicando a ler blogs e mais blogs sobre viagens (principalmente Londres) desde que iniciei meu novo projeto (dá uma olhada no blog, please)!
    Adorei mesmo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.