Conforme falamos no nosso último post, partimos de La Spezia para nossa última parte da viagem, o casamento em Marzamemi na Sicília! Em La Spezia, pegamos um trem até a estação ferroviária Roma-Termini. De lá pegamos um trem local que faz o trajeto Roma Termini-Aeroporto Fiumicino e depois um vôo até Catânia, que é a cidade onde fica o maior aeroporto da Sicília. Existem outros aeroportos na ilha, mas para nós, que estávamos querendo conhecer Catânia e íamos depois descer até a cidade de Marzamemi, foi perfeito. O trajeto La Spezia-Catânia foi tranquilo, saímos no primeiro trem às 07:44h e chegamos em Fiumicino às 11:22h, sobrando tempo para fazermos um lanchinho no aeroporto antes do embarque. Comemos uma pizza de tomate com mussarela de búfula deliciosa e uma cerveja artesanal local (Baladin).

Um pouco sobre a Sicília

A Sicília é a maior ilha do mediterrâneo, fica bem ao sul da Itália e sua capital é Palermo. Esta ilha no passado foi ocupada pela metade do mundo antigo civilizado. Da mesma forma como vieram, estes conquistadores foram embora, deixando uma variada herança cultural, gastronômica e arquitetônica. Por ser uma ilha, o impacto dessa ocupação sob a população foi intenso. Da época dos gregos, veremos ruínas espetaculares do mundo grego antigo. O barroco siciliano dos séculos 17 e 18 é muito peculiar e podemos ver isso principalmente nas cidades de Catânia, Noto, Siracusa e nas construções que mostram a paixão siciliana por ornamentos. Alguns chegam a dizer que na Sicília há menos sangue italiano do que fenício, grego, árabe, normando, espanhol ou francês. Toda essa mistura exótica criou uma nação à parte nesta região sul da Itália. Podemos afirmar sem dúvida que achamos esta região uma das mais completas e fascinantes da Itália. A Sicília é separada do continente pelo estreito de Messina que possui apenas 3km. É onde fica a cidade com o mesmo nome e um porto. Tanto na Sicília como nas ilhas em volta ainda existem vulcões ativos. Os principais são o Etna, Stromboli e Vulcano. A região da Sicília é dividida em províncias: Agrigento, Caltanissetta, Catânia, Enna, Palermo, Messina, Ragusa, Siracusa e Trapani. Dessas regiões, destacamos algumas cidades mais conhecidas que são a capital Palermo, Catânia , Taormina, Siracusa, Noto, Agrigento e Trapani. Quanto às ilhas eólicas, as mais procuradas são: Salina, Lipari, Vulcano Panarea e Stromboli.

Curta nossa página no Facebook!

Catânia

Não sabe onde ficar em Catânia? Procure seu hotel aqui!

Nós não tínhamos muito tempo e a caminho de Marzamemi só deu para visitar Catânia, Siracusa e Noto, mas com certeza voltaremos para ficar um tempo maior nessa ilha que nos encantou!

Como já falamos, chegamos em Catânia  pelo aeroporto internacional da cidade. Ao sairmos do terminal pegamos o Alibus, um ônibus que nos deixou no centro da cidade. A passagem nós compramos dentro do ônibus e custou 4€. O Alibus funciona das 4:40 até meia noite, com intervalos de 25 minutos. Outra opção seria pegar um táxi na saída do aeroporto, que custa entre 20 e 30 € até o centro.

Hospedagem em Catânia

Ficamos hospedadas 2 noites no B&B Liberty 900. Encontramos ele no Booking.com. A  rua era residencial e bem em frente do B&B tinha o ponto de ônibus que vinha e que ia para o aeroporto. O B&B fica num apartamento em um prédio com uma entrada elegante e dispõe de elevador. Nossa suíte era enorme e tudo super limpo e com decoração estilosa. A recepcionista muito simpática foi quem nos deu todas as informações sobre a cidade e sobre o passeio que queríamos fazer ao monte Etna.

O café era servido num pátio bem simpático e pela própria dona, uma italiana que adorava conversar e estava sempre querendo nos agradar. O café tinha bastante variedade e tudo muito gostoso e fresco.

Catânia é um porto antigo banhado pelo mar Jônico e está localizada bem aos pés do Monte Etna que fica 3.350 m de altitude e tem um vulcão em atividade. A cidade sofreu dois terremotos e 8 destruições causadas pela lava do vulcão Etna durante os períodos de erupção.  Ao ser reconstruída posteriormente, as casas passaram a ter sua base construída com a lava vulcânica, o que faz com que elas sejam mais resistentes a terremotos. A princípio, a cidade nos causa uma estranha impressão, parece um pouco sombria, pois seus prédios são cinzas, tanto pela construção, como pelas cinzas do vulcão que estão constantemente caindo e sendo trazidas pelo vento. Mas depois que você entende a história, tudo parece mais bonito! A cidade é ótima para se tomar como base para conhecer a Sicília, com preços mais baixos na hospedagem e farto transporte público para deslocamento.

Pontos turísticos em Catânia

Catânia é a segunda maior cidade da Sicília e seu aeroporto é o mais importante do sul da Itália. Nela vamos ver algumas das construções mais criativas do barroco italiano. A cidade é plana e os principais pontos turísticos ficam muito perto, por isso optamos por conhecê-la à pé.

O ponto alto da cidade é a Piazza del Duomo e a via Etnea, uma das principais vias da cidade,  fica ao lado. Na praça está a catedral de Santa Ágata, o Duomo de Catânia, todo em estilo barroco e rococó. Sua fachada é uma obra do arquiteto Giovanni Battista Vaccarrini.

No centro da praça, fica o símbolo da cidade  o “U Liotru” ou a fonte do elefante, que exibe o animal feito em lava carregando um obelisco egípcio. Segundo uma lenda, o elefante seria uma estátua mágica capaz de proteger a cidade contra os terremotos.

Catania

A Via Etnea é a rua principal da cidade e num dia claro é possível avistar o Monte Etna bem ao fundo. A rua tem vária lojas e bares e cafés.

Passando um pouco da Via Etnea, Na Via Vitorio Emanuelle II, é possível ver a Igreja se São Francisco de Assis e o Teatro Romano. Nossa visita ao teatro foi um pouco prejudicada pois no dia iria acontecer lá um concerto. De qualquer maneira valeu a visita!

De volta à Via Etnea, na altura da Piazza Stesicoro, se encontram as ruínas do anfiteatro romano e com uma caminhada pequena chegamos à Praça Bellini.

Outro lugar que visitamos foi o mercado de peixes da cidade que funciona todos os dias e lá vimos pescados muito frescos. Uma curiosidade é que eles servem os peixes, nos restaurantes em volta, apenas marinados no limão e para acompanhar os vinhos brancos incríveis das vinícolas do Etna. Ficamos impressionadas com a variedade e a qualidade dos frutos do mar que vimos por lá.

Gastronomia em Catânia

A rua Santa Filomena é o paraíso para degustarmos as delícias locais. A rua por si só já merece ser conhecida, pois é simplesmente um charme, principalmente à noite. Foi amor à primeira vista, tanto que voltamos lá várias vezes.

Sabíamos que um prato típico da cidade era a Pasta alla Norma, que recebeu este nome em homenagem à Opera Norma de Vicenzo Bellini, um compositor catanês.

Esse compositor é muito homenageado na cidade e tem até uma estátua numa praça com seu nome. Existem várias lendas sobre a origem do prato, uma seria de um poeta siciliano que apreciava tanto o prato que o comparava à opera Norma e com o passar do tempo o nome acabou por ser incorporado ao prato. Outra que o nome teria sido dado em homenagem ao próprio compositor que, ao comer numa casa simples, a dona preparou uma massa com berinjelas, que era apenas o que ela tinha em casa. O compositor adorou e acabaram por batizarem o prato com o nome da ópera.

Os ingredientes da receita são: massa ao molho de berinjelas fritas, tomate, manjericão fresco e finalizado com ricota dura salgada ralada. Claro que precisávamos experimentar e foi isso que fizemos no Blanc a Manger (Via Santa Filomena 55, aberto todos os dias de 11:30/24h. Sexta e sábado fecham à 1h e segunda abrem às 16h).

Pedimos também uma caponata de melanzane de entrada e uma ao cacio & pepe (queijo caciocavallo e pimenta) e para acompanhar um vinho da região do Etna.

Um outro hábito bem comum na cidade é comer carne de cavalo e mais uma vez nos aventuramos na iguaria. Um pouco sem coragem, fomos de polpetta (Polpetteria – o restaurante fica na mesma rua, Santa Filomena no nº 48). Dessa vez pedimos uma cerveja para acompanhar.  O restaurante também serve pizza. Este não abre para almoço, somente aos domingos.

De sobremesa, pedimos um cannolo scomposto, que nada mais era que um cannolo (singular de cannoli) descontruído: o creme de ricota no prato com pedaços de massa de cannoli enfiados nele. MARAVILHOSO!

Bem em frente ao Giradino Bellini fica a Pasticceria Savia (302/304 Via Etnea). A especialidade da casa são os arancini, bolinhos de arroz recheados, empanados e fritos. Eles tem no cardápio várias opções de recheio e podem ser servidos por unidade ou a porção, nesse caso em tamanho menor. Uma característica é que eles usam a cúrcuma na massa dando uma coloração alaranjada. Ah, se você for lá só tomar um drink, como a gente, você recebe várias porçõezinhas de comida, como a foto aí embaixo! =0

Visita ao Vulcão Etna

A atendente do nosso B&B nos deu todas as dicas para a visitação. Optamos por fazer uma excursão quase particular em um carro modelo 4×4 (no carro estavam as Freitas e mais um casal), que nos pareceu o ideal para a subida ao Etna. O que ela nos disse é que pela manhã os ônibus de excursão aportam por lá, então tudo fica muito cheio. Decidimos por visitar à tarde e aproveitar e ver o pôr do sol por lá. Realmente foi maravilhoso! Subimos até 2300mts e fomos a 2 crateras lá no alto.

No meio do caminho ainda paramos para entrar em uma caverna criada pelas lavas do vulcão. O rapaz que nos guiava era um estudante que nas férias escolares voltava para casa e fazia esse passeio para juntar dinheiro para sustentar os gastos na universidade.

Muito delicado, ele nos levou também numa vinícola e numa loja que vendia produtos da região. No caminho para subida ao monte pudemos ver como a terra é fértil, vimos vários pés de limão siciliano e vários vinhedos. O nosso guia nos contou que ele pega um pouco da terra misturada com lava e leva para a mãe dele colocar nas plantações de tomates e que eles se desenvolvem muito melhor!

Foi uma emoção incrível visitar as crateras do vulcão que ainda está em erupção, fechamos com chave de ouro nosso passeio por Catânia !

Uma informação importante: não fomos até o topo na cratera principal, pois estava sem atividade e com muita neblina. Nos explicaram lá que quando não há atividade, não há muito porque subir até o topo, é melhor gastar o tempo explorando melhor as partes mais baixas. As excursões até o topo acabam indo de ônibus até lá em cima e pegam o teleférico que leva até o topo. São mais caras e não vêem de perto a riqueza do vulcão e das crateras criadas por ele. A melhor época para a subida é entre os meses de julho e agosto.

Aqui terminou nossa aventura em Catânia! Foram 2 dias e meio intensos e deliciosos por aqui. Daqui partimos viagem para Marzamemi, onde seria o ponto alto da viagem: o casamento. Mas isso é papo pra um próximo post 😉

Post anteriorLisboa bairro a bairro: Belém
Próximo postComo visitar os campos de lavanda na Provence – tudo o que você precisa saber!
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.