Nesse post vamos começar a contar sobre o final de semana delicioso que passamos em Angra e Ilha Grande, a convite do ANGRA E ILHA GRANDE CVB no I FAMTOUR BLOGS ANGRA EXPERIENCE.

Um pouco de história

Angra dos Reis está localizada no sul do Estado do Rio de Janeiro. Ela foi descoberta pelos Portugueses em 06 de janeiro de 1502 e era habitada pelos índios Tupinambás. Inicialmente, a vila recebeu o nome de Vila dos Três Reis, depois Vila de Angra dos Reis e finalmente o nome atual Angra dos Reis. O nome foi escolhido pela beleza da baía encontrada ou angra e Reis pela data da descoberta, o dia 06 de janeiro, em que se comemora do dia de Reis.

A baía possui 365 ilhas, sendo a maior delas a famosa Ilha Grande.  Algumas destas ilhas são proibidas à visitação por se tratarem de área de preservação. Pela beleza da baía, com suas praias encantadoras e ilhas, hoje Angra é um destino muito procurado por turistas, tanto daqui como do mundo inteiro.

Curta nossa página no Facebook!

Um final de semana em angra e ilha grande: Passeio de escuna

final de semana em angra e ilha grande

Partimos para o passeio em Angra numa sexta feira pela manhã. Embarcamos na van da empresa Doce Angra, que oferece este passeio o ano inteiro levando turistas do Brasil e turistas estrangeiros interessados em conhecer um pouco das belezas da baia de Angra. Depois de mais ou menos duas horas de viagem, que foi super tranquila, chegamos a Angra e ao Cais Santa Luzia, onde embarcamos numa escuna. A escuna acomoda aproximadamente 140 passageiros e para nos seguintes pontos: Ilha de Cataguases, Lagoa Azul,Praia de Japariz e Praia de Freguesia de Santana.

A primeira parada do passeio foi então na Ilha de Cataguases, onde podemos descer e nadar tranquilamente, pois além das águas serem calmas, eles oferecem aquelas boias de isopor em formato tubular (macarrão).

Angra e Ilha Grande

Depois a próxima parada é na Lagoa Azul, que possui águas transparentes e onde podemos mergulhar com snorkel (que pode ser alugado no barco) e nadar com os peixinhos que parecem estar nos esperando para brincar.  Mesmo os que não quiserem mergulhar podem ver os peixinhos, pois eles nadam bem perto da superfície!

Nossa próxima parada foi para o almoço no Restaurante Mandala, que já estava incluído no nosso passeio, na ilha de Japariz. O restaurante tem as mesas dispostas sobre a areia e fica bem em frente à praia. O  serviço é do tipo self-service, com um buffet básico (arroz, feijão, macarrão, salada, frango, peixe).

A última parada foi na Freguesia de Santana, onde fica a igreja de mesmo nome. Na época do império ali ficava uma das mais importantes fazendas da região. Hoje resta apenas a Igreja de Sant’Anna, um cemitério abandonado e ruínas. Por ser uma propriedade particular a visitação fica restrita ao caminho que vai da praia da freguesia até a igreja.

Na volta ao cais Santa Luzia, quem fez o passeio de um dia retornou na van para o Rio de Janeiro.

O que achamos do passeio?

Um pouco cansativo este dia na Baía de Angra, mas valeu muito a pena! O visual da baía é indescritível, as paradas foram excelentes e tanto os estrangeiros que estavam a bordo como nós ficamos maravilhados pelas belezas do lugar! A empresa Doce Angra foi quem nos proporcionou este dia de passeio. Ela possui uma agência na Rua Duvivier em Copacabana no Rio de Janeiro e outra em Angra bem em frente ao Cais Santa Luzia.

Para mais informações:

DOCE ANGRA TURISMO
FONE: (24)3367-1281 / (21)99938-3220
E-MAIL: doceangra_turismo@hotmail.com
SITE: www.doceangraturismo.com

Um final de semana em angra e ilha grande: City Tour

Pode parecer uma surpresa, mas Angra não tem só praia e ilhas para visitarmos, tem também um centro histórico bem preservado e para conhecermos fomos convidadas para participar de um walking tour com o guia Marcio Miller. O ponto de encontro foi em frente à loja da Doce Angra, de onde partimos em caminhada pela rua paralela ao cais que se chama Rua do Comércio. Visitamos:

A Igreja e convento do Carmo;

A Praça General Osório (projetada por Burle Max);

A Igreja de Santa Luzia e a Travessa de Santa Luzia (onde podemos ver preservado o calçamento original da rua, todo em pedras e conhecido como pé de moleque);

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição;

A Praça Nilo Peçanha (onde fica a Prefeitura e a Câmara Municipal);

E  o final do passeio foi na Praça Almirante Tamandaré, onde fica o mercado de peixe, uma feira com produtos locais e lojas de artesanato.

Uma curiosidade: as barbatanas da cabeça da cavala são retiradas inteiras e se assemelham a uma nossa senhora com as mãos postas.

Informações:

Guia Márcio Miller

Telefone: (24) 99941-7175

 

Passeios pela baía de Angra e  informações práticas:

Do Cais Santa Luzia partem, além das escunas, os taxi boats que fazem o percurso até a ilha grande e lanchas que podem ser alugadas para passeios mais personalizados e ou para passeios já com roteiros pré-determinados.

 

Fomos convidadas para conhecer Angra dos Reis e Ilha Grande pelo Angra CVB no 1º Famtour Blogs Angra Experience e ficamos hospedadas no Vila Galé Eco Resort.

Post anteriorFlorença: dicas práticas – como chegar, onde ficar, o que ver e fazer
Próximo postExperimentando vieiras em Angra dos Reis: um passeio imperdível!
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.