Que a gente gosta da França não é nenhuma novidade. Que a gente ama a culinária francesa, também não deve ser. E é por isso que estamos sempre testando novas receitas francesas em casa. No último fim de semana fizemos coq au vin, que nada mais é que frango ao molho de vinho. Não é uma receita difícil, mas tem que começar a ser preparada de véspera. Você talvez se lembre dessa receita do filme Julie e Julia!

Depois de consultar algumas receitas, fizemos um apanhado e “criamos” a nossa. Vamos aos ingredientes:

  • 6 sobrecoxas de frango (a receita tradicional é feita com o frango inteiro em pedaços, mas funcionou bem só com sobrecoxa!)
  • 2 cebolas
  • 10 dentes de alho
  • 2 cenouras
  • 150g de bacon
  • 250g de cogumelos Paris frescos
  • 1 garrafa de vinho tinto
  • manteiga
  • sal
  • pimenta

Normalmente, o frango é colocado em uma marinada com todos os ingredientes, mas vimos no Chef e a Chata que eles refogavam a cebola e o alho com o bacon antes e decidimos testar. Então o primeiro passo é cortar em cubos o bacon e a cebola. Descascar e amassar os dentes de alho. Em uma panela em fogo médio, colocar o bacon e esperar soltar a gordura. Quando já tiver soltado um pouco de óleo, colocar a cebola e o alho e deixar dourar. Depois colocar o vinho e deixar na panela por uns 2 minutos. Desligar e esperar esfriar.

Curta nossa página no Facebook!

Coq_au_vin_marinada

Enquanto isso, corte a cenoura em rodelas. Quando a marinada estiver fria, colocar em uma tigela grande o frango, a cenoura e a marinada e deixar na geladeira de um dia pro outro.

Retirar o frango da marinada e secar com uma toalha de papel. Em um frigideira, derreta um pouco de manteiga doure as sobrecoxas dos dois lados.

Coq_au_vin_02

 

Em uma panela grande, coloque as sobrecoxas e a marinada e deixe cozinhar por uns 40 minutos em fogo médio com a tampa semi-aberta.

Coq_au_vin_03

Enquanto isso, fatie os cogumelos Paris e doure-os na manteiga – isso é bem rápido!

Coq_au_vin_04

Após 40 minutos, o molho deve estar grosso e consistente, e as cenouras bem cozidas (nem duras, nem moles demais). Adicione os cogumelos e voilà: coq au vin prontinho! O coq au vin é normalmente servido com batatas. Nós escolhemos batatas coradas, mas pode ser purê, batata cozida ou até mesmo outro acompanhamento de sua preferência!

coqauvin

 

Post anteriorMadrid: onde comer
Próximo postEspanha 2015: Toledo, Córdoba, Granada e Málaga.
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.