Vamos falar de alguns lugares para visitar no Quartier Latin, mas nada daqueles pontos turísticos famosos e batidos. Vamos dar algumas sugestões de passeios fora do comum, mas cheios de lugares lindos e interessantes.

Jardin des Plantes (57 rue Cuvier)

Um jardim botânico aberto ao público situado no 5ème, um dos parques mais bonito que vimos! O parque é delimitado pelas rue de Cuvier, Buffon, Geoffrey Saint-Hilarie e Quai Saint-Bernanrd às margens do rio Sena. O acesso é muito fácil e existem várias opções. Você poderá escolher entre chegar de Batobus (parada Jardin des Plantes) ou de metrô (estações Place Monge, Jussieu e Censier Daubenton) ou RER (Gare d’ Austerlitz). O Jardin des Plantes faz parte do Muséum national d’Histoire naturelle e está localizado bem ao lado da Grande Mosquée de Paris e do Campus Jussieu.

Curta nossa página no Facebook!

Muséum national d'Histoire naturelle
Muséum national d’Histoire naturelle

 

O jardim foi criado como Jardin du Roi (jardim do rei), para cultivo de plantas medicinais pelo médico do rei Luís XIII, e aberto ao público em 1640. Com o tempo, o jardim foi sofrendo várias mudanças até que, após a Revolução Francesa, o jardim foi renomeado como Jardin des Plantes e o gabinete do rei como Musée National d’Histoire Naturelle. Foram contratados vários botânicos para cuidarem dos jardins. Hoje o parque possui uma enorme variedade de plantas, vários jardins muito bem cuidados e um jardim zoológico que possui cerca de 1100 animais, entre mamíferos, répteis e pássaros.

Paris_Passeios_Quartier_Latin_JardindesPlantes_01

Paris_Passeios_Quartier_Latin_JardindesPlantes_02

Paris_Passeios_Quartier_Latin_JardindesPlantes_04

La Grande Mosquée de Paris (39 Rue Geoffrey Saint- Hilarie, metrô Les gobelins ou Censier Daubenton)

Depois do passeio pelo parque, sugerimos conhecer a mesquita que fica bem em frente. É a maior mesquita da França e primeira construída em Paris. Foi fundada após a primeira guerra mundial. Na mesquita funciona o La Mosquée, um restaurante e casa de chá. O restaurante é excelente e nos remete ao oriente com a decoração em azulejos, arcos de cedro e todo o serviço de mesa também no estilo. Para completar o clima, passarinhos cruzam o teto o tempo todo. O lugar é ideal para degustarmos tagines, couscous e doce típicos. Aberto todos os dias 12/24hrs e salão de chá 09/24hrs.

Paris_Passeios_Quartier_Latin_LaMosquee_01

Paris_Passeios_Quartier_Latin_LaMosquee_02

Paris_Passeios_Quartier_Latin_LaMosquee_03

Paris_Passeios_Quartier_Latin_LaMosquee_04

 

Institut du Monde Arabe (1 Rue de Fosses Saint-Bernard)

Outro lugar bem bacana no Quartier Latin. Paris é uma das cidades com maior concentração de imigrantes árabes em todo o continente Europeu, e talvez isto justifique o tamanho que a construção tem. O instituto ocupa um quarteirão inteiro, com uma arquitetura que mistura o tradicional árabe com o moderno. Repare nas janelas, elas tem um sistema que permite regular a luminosidade do ambiente interno, são painéis com um diafragma iguais ao de uma máquina fotográfica. O espaço compreende um museu, espaços para exibições, uma biblioteca, um centro de documentação, um auditório, oficinas infantis e um restaurante. Para visitar o museu, a entrada custa 8 euros.

Paris_Passeios_Quartier_Latin_InstitutduMondeArabe

Depois da visita, que tal um almoço ou chá com vista incrível para o Sena e Île Saint-Louis? no Restaurant Le Zyriab que funciona no 9º andar e serve comida libanesa e árabe. Um detalhe: o restaurante só funciona de terça a domingo até meio-dia. Está aberto para almoço de 12 às 15hrs, o salão de chá de 15 às 18hrs e para o jantar de 19:30 às 24 hrs (jantar somente de terça a sábado).

 

Rue de Mouffetard

É uma das mais antigas da cidade, sua origem data da Idade Média. Apesar de ter perdido um pouco do encanto com muitos empreendimentos se voltando mais para ganhar dinheiro com os turistas do que preservar suas tradições, a rua ainda guarda certo charme e achamos que vale a pena conhecê-la. Aliás, a rua apareceu no filme Julie & Julia, filme em que Meryl Streep fazia o papel de Julia Child, que morou em Paris e fez curso de culinária no famoso Cordon Bleu.

Paris_Passeios_Quartier_Latin_Place_Contrescarpe

A parte baixa da rua, perto do cruzamento com a rue Jean Calvin, próximo à estação Censier Daubenton, é onde acontece de terça a domingo um marché, ponto de encontro dos moradores do bairro. Subindo a rua você encontrara a Place de La Contrescarpe, repleta de bares e sempre lotada de jovens, quer no verão nas varandas ou mesmo no inverno. Vale uma parada para um café ou uma cerveja. Se continuar subindo a rua, no n. 62 fica o Aup’tit Grec, uma portinha sempre com filas e dentro um pequeno balcão. Vale a pena esperar e comer um crepe de trigo sarraceno que, além de barato, é muito gostoso! No n. 45, fica a Gelati d’Alberto, uma deliciosa sorveteria, mas que só abre no verão. Mas a Amorino, no n.18 é outra sorveteria deliciosa e fica aberta o ano todo!

Paris_Passeios_Quartier_Latin_aup'tit grec

Paris_Passeios_Quartier_Latin_Amorino

Arènes de Lutèce (49 rue Monge. No verão, aberta todos os dias de 8 hs às 21:30 e no inverno de 8 hs às 17:30)

As Arènes de Lutèce (nome de Paris à época) foram construídas no final do século I d.C. As invasões bárbaras praticamente destruíram o monumento, que séculos depois foi encontrado pelas escavações feitas na rua Monge durante obras realizadas em Paris por volta de 1860. Hoje é um dos monumentos galo-romanos mais importantes que ainda podem ser vistos em Paris (junto com as Thermes de Cluny). A arena servia não somente para o combate gladiadores, mas também para produções teatrais. Hoje a área é como um parque e fica normalmente bem vazio. É inclusive difícil de localizar a entrada! Nós só entramos lá por conta da placa na entrada (que está normalmente em todos os monumentos históricos), mas já tínhamos passado outras vezes na frente e nunca tínhamos visto…

Paris_Passeios_Quartier_Latin_ArenesdeLutece_01

Para chegar lá, você pode saltar na estação Place Monge do metrô. Basta você sair da estação e contornar o gradil verde – o jardim que você vai ver através da grade já faz parte da arena. Outra opção é a estação Cardinal Lemoine, é só localizar a Rue Monge e andar pro lado que a rua “sobe”, ande até encontrar a entrada no número 47.

Paris_Passeios_Quartier_Latin_ArenesdeLutece_02

Paris_Passeios_Quartier_Latin_ArenesdeLutece_03

Estes passeios podem ser combinados com as nossas dicas no post de compras na Place Monge.

Mais passeios em Paris?

Galeries e Passages

Jardin Vertical e Canal Saint-Martin

Bercy, Cinémathèque e Bibliotèque Nationale

Marché d’Aligre e la Butte-aux-Cailles

Post anteriorPasseios em Paris: Marché d’Aligre e la Butte-aux-Cailles
Próximo post10 doces que você não pode deixar de comer em Paris
Geminiana, curiosa, habilidosa, apaixonada por gastronomia, moda,viagens, e gente bem humorada.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.