A região da Provence é conhecida pela riqueza e pela qualidade de seus produtos. Grande produtora de azeites e de uma enorme variedade de ervas aromáticas. É também conhecida como a Cuisine du Soleil (cozinha do sol), pois se baseia nos produtos típicos da estação. Uma culinária colorida, repleta de sabores, cores e texturas!

A culinária provençal é um capítulo à parte na cozinha francesa. No lugar da manteiga, entram os azeites de pequenos produtores locais. O sabor único das receitas vem principalmente da mistura de algumas carnes, sobretudo peixes, e de legumes frescos da estação com as ervas aromáticas. As ervas mais usadas são o tomilho, alecrim, louro, sálvia, lavanda e estragão. O alho também tem espaço entre os principais ingredientes.

Do litoral vem os pescados e no inverno, as famosas trufas ganham espaço.

Curta nossa página no Facebook!

Uma região com ótimo clima e que produz excelentes vinhos. Os rosés da Provence são célebres, mas também podemos encontrar excelentes vinhos brancos e tintos.

gastronomia_provencal_vinho_rose

Em qualquer uma das cidades da região encontramos restaurantes onde se pode provar essas delícias.

Pequeno dicionário de comidas provençais:

Herbes de provence – quase sempre confundidas com fines herbes (ervas finas). A mistura clássica das ervas de provence combina erva-doce, alecrim, sálvia e tomilho secos. Já as ervas finas, salsinha, cerefólio, cebolinha francesa e estragão sempre frescas.

Daube – “adoubar”, que significa preparar, organizar. Cozido de carne marinado no vinho, servido com batatas ou macarrão.

gastronomia_provencal_daube_polenta

Bouillabaisse – caldeirada de peixes típicos, legumes e ervas aromáticas, muito consumida no litoral.

gastronomia_provencal_bouillabaisse

Soupe au pistou – sopa de legumes onde, na hora de servir, é colocado o molho pistou em cima.

Pistou – derivado de “pista” que significa moer, triturar, esmagar. Molho feito no pilão e que leva azeite, alho e manjericão

gastronomia_provencal_soupe_au_pistou

Aïoli – molho tipo maionese, feito com gema de ovo, alho, azeite e limão. Também leva o nome o prato composto de peixe e legumes cozidos no vapor acompanhados do molho.

gastronomia_provencal_aioli

Calissons – docinhos típicos feitos com massa fina de amêndoas, melão confit, toque de água de flor de laranjeira e glacê.

Anchöiade – conserva feita com anchovas, alho, azeite e limão.

Ratatouille – cozido à base de abobrinha, beringela, alho, cebola, pimentão e ervas.

Camarões com ratatouille
Camarões com ratatouille

Pão fougasse – pão com azeitonas pretas, anchova e cebola.

gastronomia_provencal_fougasse

Tarte au citron – torta de limão. Na Provence o limão é a fruta que transmite energia do sol. Nesta torta são usadas as raspas na massa de farinha e manteiga e suco e raspas no creme de confeiteiro.

Farcis – recheados feitos com legumes (abobrinha, tomate, pimentão, berinjela) normalmente no formato tubular enchidos com um recheio da mistura de carne e pão e assados no forno.

Post anteriorCafé da manhã francês em pleno Rio de Janeiro
Próximo postComidinhas e ingredientes franceses para trazer na mala!
Geminiana, curiosa, habilidosa, apaixonada por gastronomia, moda,viagens, e gente bem humorada.

2 COMENTÁRIOS

    • Oi, Marcelo! O que você quer dizer com fichas técnicas? As receitas? Infelizmente não temos receitas e todos os pratos… Se você buscar no menu Comes e Bebes aqui no blog vai encontrar algumas receitas aqui no blog, mas nem todas são provençais 😉

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.