Museu Nacional do Azulejo

Nós já estivemos por diversas vezes em Lisboa, mas nunca sobrava um tempo para visitarmos este museu. Na nossa última visita à Lisboa, finalmente conseguimos incluir o Museu Nacional do Azulejo no roteiro e achamos que a visita a este museu é indispensável! É claro que quando andamos por Lisboa e outras cidade de Portugal poderemos apreciar as belíssimas fachadas de azulejos, que são uma verdadeira tradição no país e que poderíamos, com certeza, considerar um  verdadeiro museu a céu aberto!

Museu Nacional do Azulejo

O museu do azulejo é considerado como um dos mais importantes museus de Portugal e  está instalado no belíssimo prédio onde antes era o Convento Madre de Deus. Este convento foi fundado em 1509 pela Rainha D Leonor. No museu, encontramos uma mostra dos quinhentos anos de história desta arte.

Curta nossa página no Facebook!

Na visita, podemos apreciar painéis que já foram usados em  fachadas ou para decoração em construções. Alguns painéis parecem tapeçarias e  outros tem com motivos bíblicos ou fatos da história. Uma parte do museu tem painéis mais modernos expostos.

A  lindíssima igreja do antigo convento, toda preservada,  também  está aberta à visitação.

E no último andar um imenso painel reproduz Lisboa antes do terremoto de 1755!

Informações práticas:

  • Localizado na Rua Madre de Deus, 4. O endereço é um pouco afastado do circuito turístico, mas ele está a  cerca de 20 minutos  a pé  da  estação do metrô Santa Apôlonia.
  • O preço da entrada é de 5€.
  • Funciona de terça à  domingo de 10h às 18hrs.

Uma dica: combinamos este passeio com a ida à Cervejaria Dois Corvos! Mais uma pequena caminhada, mas recompensada pelas cervejas e os petiscos! Já falamos da cervejaria neste post aqui.

Deixe uma resposta