Sábado foi de jogo contra o Chile e, para entrar no clima, aqui em casa o almoço foi chileno! Chorrillana é um prato típico do país, principalmente de Valparaíso, e pode ser encontrado na maioria dos bares e restaurantes por lá. O prato é feito de batata frita, carne, cebola e ovos e às vezes linguiça também. É um prato grande, feito para ser compartilhado. Sim, uma bomba de calorias, mas de vez em quando pode, né? Lá em Santiago, vimos algumas variações da Chorrillana, que podiam incluir alguns ingredientes a mais como carne de porco, pimentões e outros.

chorrillanas_Santiago

Vamos à receita!

Curta nossa página no Facebook!

Ingredientes (no nosso caso, o prato serviu 7 pessoas):

  • 7 batatas médias
  • 800 grs de carne (usamos alcatra)
  • 3 cebolas médias
  • Linguiça aperitivo

chorillana_preparo

Passo 1: Frite as batatas. Como queríamos diminuir um pouco a quantidade de calorias, preferi fazer batatas rústicas ao forno. Achamos que a batata fica mais gostosa assim também! Lave as batatas e corte-as em palitos com casca e tudo. Lave-as de novo para tirar o excesso de amido. Seque as batatas. Coloque-as em uma tigela grande, adicione azeite, sal e pimenta. Misture bem. Coloque as batatas em um tabuleiro antiaderente. É importante que as batatas estejam bem envoltas em azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200º por uns 40 minutos.

Passo 2: Enquanto as batatas estão no forno, fatie as cebolas e refogue na manteiga até ficarem bem molinhas.

Passo 3: Corte a carne em fatias. Tempere com sal e pimenta. Leve à chapa ou à frigideira junto da linguiça.

Passo 4: Comece a montar o prato: batata por baixo, carne, linguiça e cebola, um por cima do outro.

Passo 5: Faça os ovos fritos e coloque-os por cima de tudo.

Piscola

Para acompanhar, fizemos também um vinagrete típico do Chile: o ají pebre. É um molho bem apimentado.

Ingredientes:

  • 2 tomates
  • 1/2 cebola
  • coentro
  • azeite
  • vinagre
  • molho de pimenta

Utilizamos um mixer para bater tudo, simples assim! Coloque a quantidade de pimenta que for mais de acordo com seu paladar. Esse vinagrete pode ser comido com pão ou torradas como aperitivo, pode ser colocado em sanduíches como hambúrgueres e cachorros-quentes, ou servido acompanhando algum prato, como fizemos com a Chorrillana.

aji_pebre

Ah, não podemos esquecer da bebida! Fomos de Piscola! Ainda tínhamos em casa Pisco trazido do Chile e foi só adicionar gelo e coca-cola para fazermos um autêntico Piscola!

Piscola

 

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.