Experirimentando vieiras em Angra dos Reis

Já contamos um pouco sobre nosso primeiro dia em Angra e o passeio de escuna que fizemos nesse post aqui! No segundo dia em Angra dos Reis fizemos um passeio de lancha com a Doce Angra Turismo, que é vendido com o nome ilhas paradisíacas. É um pacote pronto que inclui diversas ilhas e praias: Praia da Piedade, ilhas Botinas, Praia do Dentista e Lagoa Verde.

Mas o ponto alto do passeio deste dia e estrela do post de hoje foi a visita à fazenda de maricultura Costa Verde, onde vimos o local onde são criadas as vieiras e o peixe bijupirá. O nosso histórico com vieiras vem desde que provamos as famosas coquilles Saint-Jacques, como são chamadas na França, em Paris, em um festival chamado Fête de la Coquille Saint-Jacques que acontece em Montmartre. Neste festival, que dura um fim de semana, diversos produtores de vieiras, ostras e outros produtos da região da Bretanha como crepes, cidras, charcuteria e ostras. Degustamos lá pela primeira vez e nos apaixonamos!

As vieiras no Brasil

As vieiras são encontradas aqui no Brasil do litoral fluminense até o catarinense. No Rio elas têm seu habitat natural na Baía da Ilha Grande, porém já estavam em risco de extinção. O Sr. Kazuo, que é o proprietário da Fazenda de Maricultura Costa Verde & Pousada de Mergulho Nautilus é quem desenvolve este trabalho na fazenda. Depois de serem fecundadas em laboratório, as conchinhas são colocadas em cestas que lembram as lanternas japonesas.

Curta nossa página no Facebook!

Experimentando vieiras em Angra dos Reis

No processo, que leva em torno de um ano e meio até elas atingirem o tamanho certo para serem consumidas, as lanternas vão sendo trocadas e todo o processo da fazenda marítima é acompanhado por especialistas do ICMBio  e monitorado pela secretaria municipal de Pesca e Agricultura a cada 15 dias.

Experirimentando vieiras em Angra dos Reis

Experirimentando vieiras em Angra dos Reis

Todo este controle é muito importante, tanto para garantir a qualidade do produto final que vamos consumir, quanto para certificar a pureza do eco sistema marítimo, já que as vieiras, por serem um molusco filtrador, se criam em águas límpidas e livre de contaminações. A produção toda é vendida para restaurantes top do Rio de Janeiro e São Paulo. Por tudo que nos foi passado pudemos finalmente entender porque uma vieira custa tão caro!

Experirimentando vieiras em Angra dos Reis

Curiosidade: Você sabia que todas as conchas que encontramos por aí são ou já foram carapaças de moluscos? Toda vez que você vir uma conchinha por aí, pode imaginar qual foi o molusco que morou dentro dela! Será que foi uma vieira? Há quantos (milhares?) de anos será que ele morreu?

Veja aqui a cotação da Pousada Nautilus no Booking.com

O Bijupirá

A outra criação da fazenda é o peixe bijupirá, que possui uma carne branca firme e saborosa, escamas pequenas e tem a aparência de um pequeno tubarão. Ele é muito conhecido no nordeste e muito apreciado pelos chefs de cozinha devido à textura firme de sua carne podendo ser usada em várias preparações.  Seu cultivo em cativeiro é muito rápido, ele atinge o peso para consumo (entre 6 e 8 kg) em apenas um ano.

Experimentando vieiras em Angra dos Reis

Na fazenda eles ficam separados em tanques por tamanhos, num processo semelhante ao das vieiras, e eles são trocados de tanques conforme vão crescendo. Todo processo é também super controlado para que o produto final tenha excelente qualidade.

A melhor hora: degustação!

Ao final da visitação e de toda a explicação que a bióloga Patrícia Merlin nos deu, fomos convidados para a degustação no restaurante da Pousada Nautilus. Em volta de uma linda mesa de madeira rústica, um sol fraco de inverno e a vista da baía, nos fartamos com o ceviche de bijupirá e com as vieiras levadas ao forno em sua própria concha apenas com uma colherada de manteiga, que neste dia, foram preparadas pelas mãos da esposa do Sr. Kazuo. Todo o conjunto fechou com chave de ouro o passeio! Não temos palavras para descrever esta experiência!

Experimentando vieiras em Angra dos Reis

Experimentando vieiras em Angra dos Reis

Experimentando vieiras em Angra dos Reis

Ficou com vontade de conhecer? Informações:

Preço: A visita custa R$ 30,00 por pessoa, mas o grupo deve ter no mínimo 6 pessoas. É preciso fazer reserva com antecedência!

Importante: o barco para chegar até a fazenda não está incluído no preço, mas eles têm indicações de barcos que possam fazer o traslado.

Reservas: 24 99908-0665 – Patrícia Merlin

Fazenda de Maricultura Costa Verde & Pousada Nautilus – Praia de Jacopema s/n

http://www.nautilusilhagrande.com.br

http://mariculturacostaverde.com.br/index.html

Veja aqui a cotação da Pousada Nautilus no Booking.com

 

Fomos convidadas para conhecer Angra dos Reis e Ilha Grande pelo Angra CVB no 1º Famtour Blogs Angra Experience e ficamos hospedadas no Vila Galé Eco Resort.

Deixe uma resposta