Na continuação dos posts sobre os bairros de Lisboa, hoje vamos fazer um Lisboa bairro a bairro Chiado e Bairro Alto, contando um pouco dos passeios que fizemos e lugares que visitamos nos dois bairros. Nós achamos que assim fica mais fácil a organização dos passeios tanto para quem já conhece Lisboa como para quem está indo pela primeira vez. Os dois bairros são muitos animados e nas ruas vamos encontrar além de muitos turistas, muita gente jovem, muitos artistas de rua, além uma grande variedade de hostels, vários bares e restaurantes.

Para facilitar a visualização e localização, fizemos uma mapa e numeramos todos os lugares que vamos mencionar no post. É só clicar em cima dos marcadores para ver os nomes e números.

Curta nossa página no Facebook!

Para chegarmos ao Bairro Chiado de metrô a estação é a (1) Baixa-Chiado, que é um projeto do arquiteto Siza Vieira. Esta estação serve aos dois bairros: de um lado ela nos leva à Baixa e do outro, após várias subidas de escadas rolantes, saímos bem em frente ao famoso (2) Café A Brasileira e da estátua de Fernando Pessoa. O café é bem turístico, mas confessamos que também tiramos nossa foto com Fernando, não podíamos sair de Lisboa sem esta lembrança! Aliás, o café funciona no mesmo endereço, na Rua Garret 120, desde 1905, e foi criado para vender o genuíno café do Brasil produzido por um português comerciante e amante do nosso produto. Fernando Pessoa, que era um frequentador assíduo,  foi homenageado nos anos 80 com a estátua que fica bem em frente ao bar. Ao lado do bar fica a (3) Pastelaria Benard, menos famosa, porém muito boa!

Lisboa bairro a bairro Chiado e Bairro Alto

Rua Garret

Tomaremos como ponto de referência a estação do metrô Baixa-Chiado. Ao sairmos da estação, se virarmos à direita, vamos continuar na Rua Garret. Esta é uma excelente rua para compras, pois tem várias lojas legais. Indicamos a (4) sapataria Helio no número 41, são sapatos tradicionais feitos à mão – e por isso um pouco caros, mas super confortáveis e estilosos. Eles aceitam encomendas e os sapatos ficam prontos entre 7 e 10 dias.

lisboa-bairro-a-bairro-chiado-e-bairro-alto-sapataria-helio

A (5) Livraria Bertrand no nº 73/75 é considerada a mais antiga do mundo.

Lisboa bairro a bairro Chiado e Bairro Alto

A livraria fica bem na esquina da Rua Anchieta, onde fica a loja (6) A Vida Portuguesa, no n. 11. Aberta em 2007 esta foi a primeira filial a ser aberta e não foi concebida para os turistas, mas  sim para comercializar os produtos portugueses fabricado há décadas! Ela ocupa as instalações do antigo armazém e fábrica de perfumes David & David,  e os belíssimos armários e frascos foram conservados. A loja funciona de 10/20h, de segunda a sabado e domingo das 11/20h. Alguns produtos interessantes para comprar: o creme gordo para as mãos, a andorinha símbolo de Portugal, os peixes em cerâmica de Bordalo Pinheiro, as cestaria, livros de receitas, chocolates da Regina, balas e doces tradicionais e os sabonetes Ach Brito. A outra loja da marca com 500m2 fica em Intendente (Largo dos Intendentes 23 – diariamente de 10:30/19:30h, metro Intendente), e foi considerada a mais bela de Lisboa pela Time Out. Funciona onde antes era a fábrica da Viúva Lamego e nas paredes ainda estão os azulejos antigos. Tem também uma outra no Mercado da Ribeira que foi montada com mobiliário de estabelecimentos antigos.

Lisboa bairro a bairro Chiado e Bairro Alto

Voltando à Rua Garret, descendo, ao final da rua, chegaremos ao (7) Armazéns do Chiado, que foi todo reconstruído e transformado num shopping, um projeto audacioso do arquiteto português Álvaro Siza Vieira, o mesmo que foi responsável pela estação do metrô Chiado, do Pavilhão de Portugal da Expo 98 no Parque de Exposições, entre outros. O shopping não é muito grande, mas tem uma loja da FNAC, a Parfois, que é uma rede de lojas portuguesa de acessórios e a italiana Kiko de maquiagem que é muito boa! Tem também um Starbucks e lojas de telefonia (caso você queira comprar um chip pré-pago indicamos a MEO, que usamos na última viagem), e um bom banheiro!

 

-Voltemos ao nosso ponto de referência, a estação do metro Baixa-Chiado, a primeira rua bem ao lado do Café A Brasileira é a Rua Nova Trindade. Nesta rua fica o novo empreendimento do badalado chef José Avillez, o (8) Bairro do Avillez. Excelente comida e com preço justo. Na entrada à esquerda, uma pequena lojinha vende produtos para a casa. No cardápio, vários pratos que podemos compartilhar. Apenas  em uma parte do restaurante é necessário fazer reserva, que por sinal é  muito charmosa, infelizmente ficou para a próxima vez! O restaurante fica aberto todos os dias de 12/24hr e o endereço é Rua Nova Trindade 18.

Lisboa bairro a bairro Chiado e Bairro Alto

Ao lado, no nº 20 C,  fica a (9) Cervejaria Trindade que foi construída em 1836 nas ruínas do convento da Santíssima Trindade dos Frades Trinos e é a primeira fábrica de cerveja em Portugal. As paredes são decoradas com painéis de azulejo com inspiração maçônica. Na sala onde funcionava o refeitório do convento o destaque são as figuras representando as estações do ano, a indústria e o comércio. O local serve pratos da culinária portuguesa que combinam perfeitamente com a cerveja e de sobremesa os famosos doces conventuais.

Praça Luís de Camões

-Voltemos ao nosso ponto de referência, a estação metrô baixa-chiado, virando à esquerda depois da Rua Nova Trindade andando mais um pouco chegaremos à (10) Praça Luís de Camões. Nesta Praça desembocam várias ruas. Se olharmos para o lado direito, ao longe veremos o Rio, então poderemos descer qualquer rua que chegaremos ao rio, ao Cais do Sodré e ao Mercado da Ribeira. Neste sentido indicamos na Rua das Flores 41-43 o (11) By the Wine – José Maria Fonseca (ver nosso post de gastronomia) e bem em frente a Landeau Chocolate, que tem uma torta de chocolate imperdível. Uma informação útil: nesta praça tem uma parada do famoso elétrico 28.

Lisboa bairro a bairro Chiado e Bairro Alto

Do lado direito da praça, logo veremos uma filial da (13) A Padaria Portuguesa que fica bem na esquina da Rua da Misericórdia. Nesta rua, no nº 37,  fica o (14) Restaurante Tavares Rico, aberto em 1784 e que é considerado o mais antigo do país.

Seguindo a Rua da Misericórdia, após uma curta caminhada, esta rua muda o nome para Rua São Pedro de Alcântara e logo chegaremos ao (15) Miradouro São Pedro de Alcântara. Este  miradouro é um dos pontos mais aprazíveis do Bairro Alto e nos proporciona uma vista incrível de Lisboa!

Antes de continuar a caminhada, sugerimos uma pausa no (16) Instituto do Vinho do Porto que fica quase em frente ao miradouro, na Rua São Pedro de Alcântara 45. (leia mais no post gastronomia).

Lisboa bairro a bairro Chiado e Bairro Alto

Continuando nosso passeio subindo a Rua São Pedro de Alcântara, que a seguir passa a se chamar Rua Dom Pedro V, logo veremos uma grande área verde que é o (17) Jardim do Príncipe Real. Andando mais um pouco, a rua torna a mudar o nome para Rua da Escola Politécnica. Se bateu uma fome, indicamos a filial do (18) Prego na Peixaria (falamos dele aqui!) que fica no nº 40 e funciona todos os dias de 12:30 às 24hr. Bem ao lado, no 32 fica a pizzaria (19) ZeroZero, aberta diariamente no mesmo horário que seu vizinho. Este restaurante fica num prédio que é cheio de lojinhas descoladas e tem uma entrada tanto na rua como pelo prédio, onde fica a parte dos fundos do restaurante e que tem mesinhas ao ar livre, super agradável! Andando pela Rua da Escola Politécnica, preste atenção aos prédios antigos da, além de lindos escondem pequenos shoppings com lojinhas de artesãos e designers locais.

 

-Voltando à praça depois da Rua da Misericórdia a próxima é a Rua das Gáveas. Nós sempre que podemos damos uma volta por lá, muito movimentada à noite, pois tem vários bares e restaurantes, Indicamos o (20) Restaurantes Cabaças no nº 11, é restaurante bem simples e o prato que gostamos de comer é o naco na pedra, que consiste em pedaço de carne servido com molhos diversos, podemos comparar com um “fondue” na pedra. De entrada, pedimos um queijo da serra do azeitão.

Lisboa bairro a bairro Chiado e Bairro Alto

Logo depois da praça, a rua em continuação é a Rua Loreto. No nº2 fica a (21) Manteigaria Fábrica de Pastéis de Nata (falamos dela aqui!).

Lisboa bairro a bairro Chiado e Bairro Alto

Se continuarmos na Rua Loreto, depois de uma caminhada, passando pelo Largo Calhariz, vire à esquerda na Rua Mal Saldanha. Ao final você chegará ao (22) Miradouro Santa Catarina, também conhecido como Adamastor, por causa da estátua bem no centro da praça. Este miradouro é muito frequentado pelos locais e principalmente pelos estudantes que vão para lá  usando ainda sua roupa universitária, que consiste em um paletó preto comprido. Outra vista incrível de Lisboa!

Lisboa bairro a bairro Chiado e Bairro Alto

No canto direito da praça tem uma escada que leva ao (23) Noobai, Rua Santa Catarina 2715-311, um bar descolado com um terraço disputado, um local perfeito para apreciar o pôr do sol- segunda está fechado; nos outros dias, aberto à partir das 12h e fecha às 22h durante a semana e sexta e sábado às 24h e domingo às 20h. Outra opção é ir ao (24) Park (mais sobre o Park aqui!).

Lisboa Bairro a Bairro Chiado e Bairro Alto

 

Mais sobre Portugal:

 

 

 

Post anteriorLisboa bairro a bairro: Baixa e Terreiro do Paço
Próximo postUm fim de semana em Paraty: dicas práticas
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.