Hoje tem receita para o feriado que vem aí! Que tal um brunch com uma pegada francesa para começar bem o dia amanhã?

Para começar, compre um bom croissant. Recomendamos o da Guerin e o do supermercado Zona Sul, que agora tem uma padaria de responsa, com deliciosos pães franceses que – pasmem! – vem mesmo da França pré-prontos e são muito gostosos. Pode aproveitar e comprar logo uma baguete. Na Guerin, a baguete normal, no Zona Sul, a rustiguette que é igual às baguetes francesas.

Brunch_frances_petit_cardinal

Curta nossa página no Facebook!

Para complementar seu brunch francês, um oeuf à la coque (ou ovo mole/ ovo quente), muito comido na França. Ele é como um ovo cozido, mas com a gema molinha! Para fazer seu ovo, aqui vão algumas dicas:

1. Escolha ovos frescos – a gema fica quase crua, nunca faça com ovos velhos.

2. Tire o ovo da geladeira um tempinho antes de cozinhá-lo – colocar o ovo gelado em contato com a água fervendo pode quebrar a casca e acabar com sua receita. Se não tiver muito tempo, deixe os ovos de molho em água natural até eles irem para a panela.

3. Esquente a água e, quando ela estiver fervendo, coloque os ovos com cuidado (use uma colher para ajudar, se necessário). Algumas lojas vendem o apetrecho da foto abaixo, que serve para manter o ovo na água e não quebrar, além de ficar mais fácil de colocar e tirar o ovo da água. Colocar um pouco de vinagre ou suco de limão na água ajuda a evitar quebrar a casca.

Brunch_frances_ovo

4. Conte 3 minutos (nem mais nem menos) e retire os ovos da água. Deixe-os um pouco sob água corrente para esfriar um pouco. Coloque-os em um “pedestal” próprio, ou utilize um copinho de cachaça, um ramekin pequeno, uma xícara de expresso ou algum outro recipiente original 😉

Brunch_frances_ovonopedestal

Ao invés de cortar a baguete em rodelas ou ao meio, corte tiras ao comprido. Além de dar um charme ao prato, é uma delícia molhar as tirinhas na gema do ovo. Se quiser, passe um pouco de manteiga nos bastões de baguete e leve ao forno por 5 minutos, vão ficar bem crocantes!

Brunch_frances_baguete

 

Brunch_frances_paonoovo

Para comer, é só ir batendo com uma colher na casca para quebrar só o topo. Coloque sal e pimenta a gosto e delicie-se. Se você gostar muito desse tipo de ovo e estiver de viagem marcada para a França, pode trazer um apetrecho como o da foto abaixo. É uma tesourinha específica para cortar a tampa do ovo mole!

Brunch_frances_tesoura

Para completar o brunch francês, só mesmo um bom café feito na prensa francesa, mas se você não tem uma, vale qualquer café! A prensa francesa, ou сafetière à piston é uma cafeteira de mecanismo bem simples, um filtro de metal é pressionado em cima da água quente com café. O pó do café não deve ser muito fino, por isso você deve comprar em lojas especializadas em café e pedir para moer para prensa francesa. No fundo da jarra você coloca o café, depois a água (que deve ser quente, mas não fervendo). Misture, coloque a tampa com o filtro levantado e espere uns 3-4 minutos. Depois pressione o filtro lentamente. O café feito na prensa é mais encorpado e saboroso. A prensa francesa mais famosa por lá é a da marca Bodum, mas dá para encontrar a prensa francesa aqui no Brasil por um bom preço no Starbucks. E lá também dá para comprar café e pedir para moer na hora! A cafeteira é super ecológica, pois não gasta filtro de papel nem eletricidade.

Brunch_frances

 

Bom feriado e bon appetit!

Post anteriorO que comer em Paris
Próximo postOnde comer em Paris
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.