A comida francesa é famosa pela sua quantidade, né? Ou melhor, pela pouca quantidade. Mas aviso logo, nunca passamos por esse aperto por lá! Pelo contrário, sempre vimos porções fartas e as opções de formule ou menu (combinação de entrada, prato e sobremesa) também vem muito bem servidas. Mas, vamos ao que interessa, o que comer em Paris? Vamos fazer uma lista de pratos tradicionais ou bastante servidos em Paris. Bon apetit!!!

Tartare de boeuf

Já começo logo avisando é carne crua e leva gema de ovo cru. Se você tem problemas com isso, passe para o próximo item! Se pra você o que importa mesmo é o sabor, continue. Esse prato pode ser servido de duas formas diferentes, dependendo do restaurante: poder ser servido já temperado ou com os temperos já cortadinhos, mas separados para você misturar tudo ao seu gosto. Os temperos normalmente são: cebola, alcaparras, tabasco, molho inglês e mostarda. Normalmente vem acompanhado de fritas e salada verde.

Curta nossa página no Facebook!

Comer_Paris_tartare_01

Comer_Paris_tartare_02

Comer_Paris_tartare_03

Croissants

Se você comeu croissants aqui no Brasil e não achou nada demais, não desista, prove um em Paris. É outra coisa, a massa folheada desmancha na boca!

Comer_Paris_croissant

Burger

Os franceses são mestres em Burger gourmet, não deixe de experimentar um!! Aqui já demos dicas de alguns restaurantes legais.

Comer_Paris_burger

Chien chaud

O cachorro quente francês não é qualquer cachorro quente, é digno de nota! Normalmente vem acompanhado de mostarda de Dijon e queijo gratinado. Dos deuses!! Dois ótimos lugares para experimentar um são o Paul (rede de lanchonetes bem gostosa!) e a barraquinha embaixo da roda gigante no final do Jardin de Tuilleries. Já demos a receita nesse post aqui.

Comer_Paris_chienchaud

Crêpe

Há milhares de barraquinhas de crepes espalhadas pelas ruas de Paris. É uma opção barata e gostosa de comer por lá! Os clássicos são jambon fromage (presunto e queijo) e jambon oeuf fromage (com ovo). Importante dizer que as crepes salgadas são chamadas de galettes na França. Elas são feitas om trigo sarraceno. Se escolher ir a uma creperia (são diversas também em Paris), não deixe de experimentar um copo de cidra! A combinação é perfeita.

Comer_Paris_crepe

Croque monsieur/ madame

Então, sabe o misto quente? Agora manda aquele raio gourmetizador que vai vir um croque monsieur. Sanduíche de queijo e presunto, com muito queijo gratinado por cima. Mais completo é o croque madame, com um ovo por cima de tudo. Quer uma receita? Veja aqui!

Comer_Paris_croque_monsieur

Chèvre chaud

Os queijos de cabra na França são deliciosos. Há diversos tipos e marcas. É bem comum encontrar pratos com queijo de cabra em Paris e um deles é a salada chèvre chaud. É uma salada verde, acompanhada de molho vinagrete (bem diferente do nosso, é um molho à base de mostarda, azeite e vinagre) e torradas com queijo de cabra derretido em cima.

Comer_Paris_Chevrechaud

Soupe à l’oignon

A famosa sopa de cebola francesa! Encontrada em muitos restaurantes turísticos e em “formules” (menus de almoço/ jantar). A sopa é feita com caldo de carne e é servida com uma torrada com queijo Gruyère derretido por cima. É de lamber os beiços!

Comer_Paris_soupe_oignon_01

Comer_Paris_soupe_oignon_02

Coq au vin e Bouef bourguinon

São dois grandes ensopados à base de vinho: o primeiro de frango e o segundo de carne. Os dois bem tradicionais e igualmente deliciosos!

Comer_Paris_Boeuf_Bouguignon

Magret de canard

O magret é um dos cortes de carne de pato, bastante encontrada nos restaurantes franceses. É mais especificamente o peito do pato. É uma carne de sabor marcante e normalmente servida com molho adocicado. E não se deixe enganar: o ponto dele é rosadinho por dentro e a capa de gordura é fundamental para o sabor. A foto abaixo mostra uma trilogia de canard.

Comer_Paris_canard

Fondue

A origem desse prato pode ser suíça, mas em Paris você vai encontrar fondue em diversos lugares e de diversos tipos. O de chèvre é indescritível, assim como o fondue à la bière (com cerveja). Ah, o fondue de queijo é chamado savoyarde e o de carne, bourguignonne.


Comer_Paris_fondue_carne

Comer_Paris_fondue_queijo

Moules et Frites

Foram necessários alguns anos até sermos convencidas a provar as tão famosas conchinhas… Há muitos restaurantes com placas imensas fazendo propaganda da moule, sempre acompanhada de batatas fritas, esta muitas vezes à vontade! Demos o braço a torcer, o tal bichinho é gostoso!! A carne fica bem molinha e o molho, normalmente à base de vinho branco, dá o gosto principal.

Comer_Paris_moules

Plateaux de fromages

Aqui no Brasil, uma tábua de queijos seria um ótimo aperitivo, né? Pois na França a ordem dos pratos é um pouco diferente… O chamado plateaux de fromages vem entre o prato principal e a sobremesa e é hábito bastante comum entre os franceses! E vamos combinar, os queijos franceses são tão bons que vale comer em qualquer ordem!

Pratos famosos: foie gras e escargot

Acho que esses são dois dos mais famosos pratos da culinária francesa. Confesso que nunca provamos escargot, mas todo mundo que prova diz que é tipo ostra, o gosto que fica é o do tempero. Já o foie gras, nunca provamos um prato somente com ele, mas já provamos o foie gras dentro de hambúrguer, saladas com foie gras e outros e adoramos. Sabemos que a forma de fazer o foie gras é um tanto quanto ingrata, mas preferimos não pensar nisso quando comemos (assim como não pensamos em como a vaca de onde vem a carne foi tratada ou em qual cativeiro o salmão foi criado). Como já dissemos, pra nós vale a experiência gastronômica.

Para NÃO comer: Andouillette

Essa é uma linguiça de porco típica da França, mas não é qualquer linguiça… Ela é feita com pedaços grandes e a que eu comi ainda tinha resquícios de pelos… Depois viemos a descobrir que a linguiça é feita com pedaços do intestino. E é isso que dá o cheiro nada agradável da linguiça. Não conseguimos terminar o prato, e, logo, não recomendamos…rs.

Comer_Paris_andouillete

No próximo post, dicas de restaurantes em Paris para provar todas essas delícias!

 

 

Post anterior10 doces que você não pode deixar de comer em Paris
Próximo postReceitas francesas: brunch com oeuf à la coque
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu adoro andouillete. Não é uma linguiça, é um picado de intestino delgado de porco embutido numa parte do intestino grosso. E bem apimentado. Semana atrasada comi um excelente, com pouca pimenta, no La Coupole, em Montparnasse.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.