A gastronomia francesa é pura delícia! Em termos de doces então, nem se fala! Hoje a gente compilou aqui 10 doces que você não pode deixar de provar quando for a Paris. Não colocamos em ordem de preferência porque nem tem como fazer isso, é um melhor que o outro!

1. Caramel beurre salée

Um caramelo feito com manteiga salgada. Não tem como explicar, mas ele é muito superior ao caramelo comum. Uma das opções para você experimentar o caramel beurre salée é em crepes (nas barraquinhas de rua ou em creperias). Outra opção é provar a bala de caramel beurre salée. Ou ainda provar o macarron deste sabor. Se você gostar muito, ainda pode comprar uma bisnaga no mercado e trazer pra casa. 😉

Curta nossa página no Facebook!

Paris_doces_caramel_beurre_salee

Os caramelos de manteiga salgada são de autoria de Henri le Roux, mas são copiados por diversas marcas. Se você se interessar por provar o original (e mais artesanal, diga-se de passagem), dê uma passada na lojinha em Saint-Germain (1 rue de Bourbon le Château, métro Saint-Germain des Prés,
Mabillon ou Odéon). Além do clássico, eles vendem também o caramelo de outros sabores. Você pode até pedir um café acompanhado de 3 caramelos para degustar.

Paris_doces_caramel_beurre_salee_henri

2. Les merveilleux

Essa delícia a gente só descobriu na nossa última viagem a Paris. Passando por uma lojinha despretensiosa na Rue Monge, não conseguimos desviar os olhos de 2 moças que preparavam o doce: uma base de suspiro, creme, outro suspiro, mais creme cuidadosamente esculpido e depois coberturas variadas (raspas de chococolate, farofa de Speculoos, avelã…). É de comer rezando, o suspiro derrete na boca! Tem também em versão mini, perfeito para você provar vários sabores! Tem 5 lojas espalhadas por Paris.

Paris_doces_LES-MERVEILLEUX

Foto: site

3. Crepe (Nuttela banane)

Se tem um povo que ama Nutella, é o francês. Olha, em cada esquina você vai encontrar uma barraquinha de crepe entulhada de potes enooormes de Nutella (tamanhos que você nunca viu antes e nem imaginou que veria, um verdadeiro oásis!). No mercado, a sessão de Nutella também é imensa! Não deixe de provar um crepe de Nutella. Se curte banana também, peça um crepe Nutella banane.

Paris_doces_nutella_banane

Paris_doces_nutella

4. Na Boulangerie: Pain au chocolat e Madeleines

Croissant é bom, né? Agora imagina aquela massa folheada deliciosa recheada de chocolate? Simples assim, não dá pra não comer.

Paris_doces_pain_au_chocolat

As madeleines são pequenos bolinhos em formato de concha. Você encontra em qualquer padaria. Na receita do bolo vão alguns tipos de farinha de castanhas/ nozes, bem fininhas. Algumas receitas levam também zest de limão. É ótimo para acompanhar o café ou o chá.

Paris_doces_madeleines

5. Macarron

Ah, o macarron! Como explicar esse doce? Não é um bolo, não é um biscoito, é algo entre os 2. Quase que um biscoito recheado, mas de massa de amêndoas, muito aerada e leve. Gostamos muito dos macarrons do Pierre Hermé, da Dalloyau e da Ladurée. O caramel beurre salée é nosso sabor preferido! Gostamos sempre de provar os sabores sazonais e especiais também. Nós gostamos de comprar uns macarrons no aeroporto para trazer pra casa e ter um último gostinho de França…

Paris_doces_macarron

6. Moelleux au chocolat e mi-cuit au chocolat

Não sei vocês sabem, mas na França o famoso petit gateau não se chama petit gateau… Se você tentar pedir assim por lá, é possível que não entendam seu pedido ou que te tragam simplesmente um bolo pequeno…rs Por lá, ele é conhecido como mi-cuit au chocolat ou gâteau au cœur coulant. Alguns ainda o chamam de fondant au chocolat ou moelleux au chocolat, mas esses dois últimos às vezes não são exatamente um petit gateau como conhecemos (com aquele miolo bem mole, como que uma calda de chocolate). Às vezes eles são como que um bolo bem cremoso.

Paris_doces_mi_cuit

Paris_Passeios_marche_daligre_Puerto_Cacao_03

7. Tarte Tatin

Torta de maçã, mas com uma forma bastante peculiar de ser feita, de cabeça pra baixo, como costumam dizer. Em uma frigideira, as maçãs são caramelizadas em manteiga e açúcar antes que a torta vá para o forno. A base de massa (normalmente folheada) vai por cima da frigideira e, depois de pronta, a torta é virada de cabeça pra cima. Ela normalmente é servida morna, com uma bola de sorvete de baunilha ou com um pouco de creme chantilly.

Paris_doces_tarte_tatin

8. Crème brulée

No século XVIII, essa sobremesa era chamada de creme queimado. É uma base de creme de baunilha com uma casquinha de açúcar que é caramelizado na hora de servir com um maçarico, servido em tigelinhas individuais. É só quebrar a casquinha e saborear essa delícia!

Paris_doces_creme_brulee

9. Marron glacé

Feito com a castanha cozida e mergulhada calda de açúcar. É um doce refinado e extremamente caro, pois as castanhas devem estar perfeitas, sem nenhum quebradinho ou arranhão. Há diversos doces à base de marron glacé também (como o Mont Blanc). Você também pode encontrá-lo na forma de creme de marron em supermercados. É fácil encontrar nas barraquinhas de rua crepes e gauffres (waffles) com creme de marron, são deliciosos!

Paris_doces_gauffre_marron

10. Chou

O chou é tipo uma bomba, mas em formato redondo com recheio dentro. Os da Maison du Chou são maravilhosos. Lá só vende chou, em três sabores: baunilha, café e chocolate. São ótimos para uma pausa para um café no meio da tarde.

Paris_doces_lamaisonduchou

Bônus: Café gourmand

O café gourmand é um amor à parte e você tem que experimentar. Pra quem adora um café com um docinho depois da refeição, ele é perfeito. É um café com diversas miniaturas de doces e tem em vários restaurantes parisienses! Já falamos mais sobre ele aqui.

 

Post anteriorPasseios em Paris: Quartier Latin
Próximo postO que comer em Paris
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.