Hoje vamos falar do tão famoso chá inglês (ou chá das cinco, chá da tarde). Esse é um programa que deve ser bem pensado e decidido, pois para comer um bom chá não dá para ter almoçado um pratão de pub food. O chá é para aquele dia que você toma café da manhã e belisca alguma coisa na hora do almoço. Aí o estômago tá pronto pra receber uma grande leva de comida no meio da tarde. O chá normalmente é servido entre 15:00 e 17:00, com algumas variações dependendo do restaurante. Então não precisa esperar dar cinco horas para ir tomar seu chá!

É uma ótima oportunidade para colocar aquela roupa mais arrumada e dar um up no visual. Os salões de chá são tão bonitos que vale a pena se vestir para ocasião. Se você quiser garantir sua ida num dia programado, dependendo da época do ano (alta temporada) é melhor fazer reserva com antecedência. Ah, o chá não é nada barato…

Você escolhe o sabor do seu chá, que vem acompanhado de um tipo de suporte de bolo/ doces de três andares. No primeiro andar vêm os mini sanduíches no pão de forma sem casca de sabores variados. Já provamos de pepino com gorgonzola, pasta de ovos, salmão com cream cheese e atum. No segundo andar vêm os scones, um tipo de pão rápido – pães que não utilizam fermento biológico – de origem escocesa, com geleia e clotted cream (um creme tipo uma manteiga sem sal bem cremosa). No topo, pequenos doces e tortas.

Curta nossa página no Facebook!

Os chás mais tradicionais são normalmente super requintados e há inclusive uma ordem correta para comer as delícias. Você deve comer de baixo para cima, ou seja, primeiro os sanduíches, depois os scones e, para finalizar, os doces e tortas. Se você quiser se comportar à risca e fazer como os ingleses, peça seu chá com leite, o qual deve ser colocado na xícara antes do chá. E se quiser dar um plus no seu chá da tarde, peça com uma taça de champagne ou um Pimm’s, que virá como aperitivo antes da refeição.

“There are few hours in life more agreeable than the hour dedicated to the ceremony known as afternoon tea.”― Henry James, The Portrait of a Lady

Já experimentamos o chá da tarde em três lugares diferentes: The Georgian na Harrods, Fortnum & Mason e The Orangery.

 

The Georgian, Harrods

Menu

Aberto desde 1913, o restaurante é super tradicional e requintado. Considerado um dos melhores chás da tarde de Londres. O chá custa 39 libras por pessoa e o chá com uma taça de champagne 49,50 libras. É realmente sensacional!

londres_cha_Harrods_02

londres_cha_Harrods_03

londres_cha_Harrods_01

 

Fortnum & Mason

Não vou nem falar muito sobre esse chá, porque deixou muuuuito a desejar perto dos outros. Não é que seja ruim, mas tanto na comida quanto na experiência como um todo, deixou a desejar. Principalmente por ser uma casa de chás tão tradicional e conhecida. A primeira decepção já veio na ordem da disposição das comidas nos pratos, que vieram em ordem invertida. Depois foi no gosto, ou na falta de gosto, das comidas. E ainda também pelo atendimento. Ou seja, não recomendamos.

londres_cha_fortnum&mason_03

londres_cha_fortnum&mason_01

londres_cha_fortnum&mason_02

 

The Orangery

Menu

O salão de chá The Orangery fica dentro de Kensington Gardens. Só isso já dá um ar de realeza ao passeio. O parque é lindo, é um dos parques reais de Londres e fica ao lado do Hyde Park. Nele fica o Kensington Palace, residência oficial do Duque e Duquesa de Cambridge. Algumas partes do palácio são abertas para visitação (o ingresso custa 16,50 libras). Vale visitar a coleção de figurinos da Rainha, da Lady Di, entre outras. Também se pode visitar alguns cômodos e os jardins.

Kensington_gardens_01

Kensington_gardens_02

Kensington_gardens_03

Para ir ao The Orangery, salte em High Street Kensington (metrô) e aproveite para dar um passeio no parque antes de tomar seu chá. O restaurante é lindíssimo também. Tem uma varanda que no verão deve ser ótima. O chá é igualmente sensacional. O chá custa 28 libras por pessoa. Com uma taça de champagne, 38 libras e com uma taca de Pimm’s, 34,50.

londres_cha_orangery_predio

londres_cha_orangery

londres_cha_orangery_0

londres_cha_orangery_01

londres_cha_orangery_02

Post anteriorLondres: onde e o que comer (parte 1)
Próximo postLondres: Roteiros a pé (e metrô, barco…)
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.