Uma das coisas que mais gostamos de comprar em viagem é comida! Sempre trazemos diversos ingredientes, especiarias, queijos e outras comidinhas locais. Na França já temos nossos preferidos. Hoje vamos compartilhar o que trouxemos na nossa última viagem.

ingredientes_franceses_1

1. Fleur de Sel de Camargue – a região de Camargue é uma famosa produtora de sal. Aqui em casa gostamos de cozinhar sem sal e na hora de server jogamos flor de sal por cima. O sabor fica especial! Você encontra em qualquer mercado da França.
2. Chocolate Lindt 70% cacao para cozinha – ótimo para fazer sobremesas!
3. Biscoito Speculoos – biscoito famoso na França mas de origem Belga. É caramelizado com gostinho de canela especiarias. Acompanha bem o café e o chá. Gostamos também de comer com sorvete. Comemos por lá também um cheesecake com massa de Speculoos. Divino!
4. Ovinhos de Páscoa Jeff Bruges – você não vai encontrar ovinhos de Páscoa o ano todo, mas vale experimentar os chocolates de Jeff Bruges. Um mais gostoso que o outro! Há lojas em diversas cidades da França.
5. Extrato de Baunilha Vahiné – o sabor é bem melhor que os extratos de baunilha vendidos aqui no Brasil
6. Mel de Acácia – nunca vi vendendo esse tipo aqui no Rio (se alguém já viu, por favor diz onde!!!). É um mel claro e leve. Fica delicioso com iogurte. Compramos sempre em feiras.
7. Orégano da Provence – as especiarias da Provence tem um gostinho especial.
8. Sucre Vanillé – açúcar com baunilha. Usado para finalizar algumas sobremesas.
9. Macarrons Ladurée – Sempre que voamos Air France e voltamos pelo aeroporto de Paris aproveitamos para trazer pra casa um gostinho da França. Os macarrons Ladurée são um dos melhores! Não deixe de provar o de caramel beurre salée.
10. Absolut Tune – Compramos essa bebida no aeroporto. Segundo descrição, é uma mistura efervescente de vinho branco com vodka, perfeita para um brunch ou pequena celebração em casa. Ainda não provamos.
11. Geleias da La Chambre aux Confiture – compradas em St Paul de Vence. Sabores: framboesa com champagne e damasco com lavanda. Tem diversos sabores diferenciados e é difícil escolher um só. Tem lojas em outras cidades também, inclusive em Paris.
12. Échalotes – tempero que fica entre a cebola e o alho. Muito utilizado na culinária francesa. Não existe aqui no Brasil.
13. Fermento para pão – melhor do que os encontrados aqui. Os pães ganham uma leveza incomparável.
14. Atum Branco – delicioso para colocar em saladas. Veja aqui nossa receita de salada Niçoise.
15. Oignon Confit – mistura especial para fazer a pissaladière, uma espécie de pizza, típica da região da Côte d’Azur.
16. Caramel beurre salée a tartiner – A expressão “a tartiner” significa para espalhar, ou seja, pode ser usada em cima do pão, de um biscoito… Gostamos mesmo de comer com sorvete!
17. Gingembre Confit – comprado também em St Paul de Vence, é como um doce de gengibre. Uma delícia.
18. Pili Pili – também comprado em uma das feiras da Provence, é uma mistura apimentada para ser colocada dentro do azeite.
19. Flor de sal temperada – uma mistura de sal, temperos e flor. Para ser colocada dentro de um moedor e colocar na comida. Ainda não provamos.
20. Vinhos rosés da Provence – Os vinhos rosés da Provence são bem claros e o sabor é bem leve. Compramos no aeroporto de Paris.
21. Mais especiarias das feiras – Rouille, curry, louro e épices a couscous
22. Azeite da Provence – Comprado em Aix-en-Provence. Os azeites da região são todos deliciosos
23. Pó de tomate – Descobrimos essa especiaria em uma das lojas da Premiére Pression (loja de azeites famosa na França). Pode ser comido por cima de uma torrada com azeite, pode servir de tempero pra comida, o gosto á maravilhoso!
24. Especiarias compradas em Nice – Compradas em uma loja de produtos culinários. A vendedora nos mostrou dezenas de temperos, cheiramos e provamos alguns e decidimos trazer para casa épices para ketchup, cominho, tempero para espaguetti e paprika espanhola. São temperos selecionados e comprados por um especialista nos melhores locais do mundo, segundo a vendedora ;).
25. Mistura de grãos para pão – também comprada em uma das feiras da Provence.
26. Amande em poudre – ingrediente essencial para fazer o macarrons. Ainda não nos aventuramos, mas assim que fizermos, colocamos receita por aqui!
27. Épice a couscous (Bovida) – A loja Bovida em Paris é um parque de diversões para quem gosta de culinária. Tem temperos e utensílios para cozinha. Nos deparamos com ela em Marseille e não podíamos deixar de comprar nosso tempero preferido, o de cuscuz.
28. Riz de Camargue – arroz da região de Camargue, extremamente saboroso

Curta nossa página no Facebook!

ingredientes_franceses_2

•  Mostarda Amora – mostarda Dijon boa e barata. Utilizada na maioria dos restaurantes e encontrada em todos os supermercados. Apimentada como toda boa mostarda Dijon!
•  Crème de marrons Angelina – tubinho de creme de marrons glacés. Ótimo para passar no pão ou colocar no sorvete. Comprado no aeroporto também.
•  Bloc de foie gras – Nós gostamos bastante. Da última vez, compramos um temperado com pimenta e champagne.
• Bandeja de queijos – sempre compramos no aeroporto também uma bandeja com variedades de queijos franceses. Chegamos em casa e ainda temos uma última refeição com gostinho da viagem…
• Confit d’oignons Rougié – compramos também no aeroporto. Quase que uma geleia de cebola. Maravilhosa por cima de queijos ou paté
• Caramel beurre sale – Não volte da França sem trazer alguns caramelos beurre salée, você nunca provou nada igual!

E você? Gosta de trazer o que quando viaja?

Post anteriorA gastronomia provençal
Próximo postSantiago (Chile) – Roteiro de 4 dias
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.