Há diversas vinícolas que você pode visitar estando em Santiago. Algumas delas são Concha y Toro, Cousiño-Macul e Viña Undurraga. Concha y Toro tem a vantagem de ser a maior produtora de vinho da América do Sul, mas a desvantagem de ser bastante comercial. Qualquer seja a sua escolha, você vai percorrer mais ou menos as mesmas etapas. E, sim, todas tem degustação incluída nos tours! =)

Optei pela Viña Undurraga (que vim a descobrir, foi eleita vinícola do ano de 2013).

vazia_viniculas
Apesar de não estar na época da colheita, o tour não deixa nada a desejar.

Durante o tour, você vai percorrer o grande jardim que hoje em dia é alugado para grandes festas, os vinhedos (nem sempre você vai ver uvas, os meses de colheita são Março e Abril), as grandes salas com os tanques de fermentação, a adega, uma exposição de artes patrocinada pelos donos da vinícola e chegará à degustação. Degustamos 4 vinhos diferentes: 2 tintos, um branco e um branco de sobremesa. Todos deliciosos. A taça usada na degustação é presente.

Curta nossa página no Facebook!

vinicula_toro_capa001A lojinha oferece diversos tipos de produtos, gastronômicos ou não. Há roupas e souvenirs, comidinhas e temperos, além de claro, vinho. Há vinhos para todos os gostos e bolsos, a partir de 5 dólares. Comprei duas garrafas de um vinho que degustamos, um cabernet sauvignon/ carmenère delicioso. As garrafas vieram dentro de uma embalagem de papelão, com uma divisória que impedia que as garrafas entrassem em contato. Se você achar que precisa de uma proteção maior, invista nas bolsas infláveis vendidas na loja. Não achei necessário, apenas coloquei algumas folhas de jornal amassado dentro da caixa antes de colocá-la na mala. Chegaram no Brasil intactas! =)

A visita vale super a pena, e se eu tivesse mais tempo, visitaria outra vinícola também!

A partir de Santiago, é fácil chegar de transporte público à vinícola. Siga de metrô até a Estación Central, na linha 1 (vermelha). Procure as placas indicando o terminal de ônibus Estación San Borja. Você vai passar por dentro de uma galeria até chegar lá. Procure pela Flota Talagante, que é a empresa de ônibus que leva até a Viña Undurraga. O bilhete é comprado diretamente com o motorista, e custa 1.000 pesos. Tem ônibus saindo de 10 em 10 minutos e o trajeto até a vinícola dura uns 50 minutos. Peça ao motorista para te avisar quando chegar, o ponto é quase em frente à vinícola. Na volta, atravesse a rua e pegue o mesmo ônibus para voltar. Dica: tem um ônibus parador e um expresso, pergunte ao motorista de qual se trata. O parador leva uns 15 minutos a mais que o expresso, se você não se importar, entre no primeiro que chegar!

O site pede reserva antecipada, então é válido enviar email para visit@undurraga agendando o tour para dia/horário desejado. Os tours são oferecidos diariamente em 3 horários: 10:15, 12:00 e 15:30 e duram aproximadamente 1 hora. Você pode optar por fazer o tour em Inglês ou Espanhol. Se você fala inglês, opte por este, quando fui eram somente 4 pessoas no tour em inglês e quase 20 no tour em espanhol! O tour custa 8.000 pesos.

As fotos e o vídeo deste post são de autoria de Vinícius Tamer.

 

Post atualizado em 01/09/2014.

Post anteriorSantiago (Chile) – Parte 1: dicas práticas
Próximo postQual seu souvenir preferido?
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.