Se tem dois lugares no mundo que eu voltaria sempre, eles são Paris e Nova York. Acabei de voltar de Nova York e ainda estou com a cabeça por lá! Paris e NY são duas cidades completamente distintas, mas que conseguiram lugar cativo no meu coração (e nos meus planos de viagem também!). Cada uma tem seu charme diferente, pessoas diferentes e hábitos culturais diferentes. O designer Vahram Muratyan já explorou as diferenças entre as duas metrópoles no livro Paris versus Nova York com ilustrações incríveis, mas vou fazer aqui a minha interpretação dos símbolos de cada uma.

Sobre os pontos turísticos:

Hudson vs Sena

Curta nossa página no Facebook!

Passeios românticos a bordo de navios duvidosos, passeios turísticos para ver a cidade iluminada, mini cruzeiros para conhecer os arredores, barco-táxi, coisas que os dois rios têm a oferecer. Não posso deixar de acreditar que qualquer passeio pelo Sena seja mais agradável e romântico, entretanto…

Empire State Bulding vs Torre Eiffel (vs Estátua da Liberdade)

Empire State Bulding, prédio imponente, localizado no meio da selva de pedra da Big Apple. Vistas lindíssimas de toda a cidade. Torre Eiffel, não menos imponente, localizada no campo de Marte, sem prédios para tapar a visão de quem a procura. Vistas também lindíssimas de toda a cidade.

Obs: Incluí aqui o Empire State e não a Estátua da Liberdade, pois nunca pude visitar de perto a última.

Sobre a gastronomia:

Bagel vs Croissant (ou ainda vs baguette)

Bagel simples, multigrãos, com gergelim, sementes de papoula, não importa, esses pãezinhos em formato de anel são uma delícia! Adicione um pouquinho de um bom cream cheese, um belo copo de café e delicie-se. Por outro lado, um croissant não tem como ser dispensado. Massa em folhas, com abundância de manteiga… Não vai ser em qualquer birosca que você vai degustar um croissant daqueles, mas quando encontrar “O” croissant, você vai ver o que estava perdendo. Não posso deixar de mencionar a tradicional baguette francesa. Você encontra em qualquer padaria, e ,sim, são uma delícia. Não se assuste se tiver que carregar nas mãos ou embaixo dos braços, o padeiro provavelmente enrolará uma fina folha de papel no meio da baguette para você levá-la para casa.

Cheddar vs Brie

Quem não adora um queijo cheddar derretido no cachorro quente ou no hambúrguer? Acho que até o cheddar mais vagabundo em Nova York é melhor que o cheddar que encontramos por aqui no Brasil. Para os mais refinados, um brie parisiense acompanhado de um vinho é perfeito. Uma coisa que não consegui me acostumar é o hábito dos franceses de comer queijo como sobremesa. Para mim, será sempre entrada ou ingrediente de um sanduíche…

Cheesecake vs Mil Folhas

Um cheesecake bem macio ou um mil folhas bem crocante? Fico com os dois! Cheesecake de morango, framboesa, chocolate, tanto faz! Mil folhas tradicional ou versão moderna (Nutella, por exemplo)? Tanto faz também. No quesito torta, as duas cidades estão empatadas.

Hot  dog vs Croque Monsieur

Eu já amo cachorro quente por natureza. Não precisa ser nada especial, pão com salsicha e mostarda já está bom. Me contento com qualquer cachorro quente de carrocinha em Nova York. Aquela salsicha apimentada e mostarda de primeira (de quinta, na verdade, mas quando comemos em outro lugar achamos o máximo!) bastam. Já o sanduíche francês… Um misto quente, com muito queijo, queijo dentro e fora do sanduíche, gratinado, de lambuzar os beiços. Não está na rua, em cada esquina, mas está em qualquer café. Até mesmo o McDonald’s vende sua versão do famoso sanduíche, chamado lá de Croque McDo (leia-se McDô).

Cupcake vs Macarrons

Já provei cupcakes maravilhosos e cupcakes mais ou menos, mas nunca um cupcake ruim em NYC. Quanto aos macarons, já comi maravilhosos, mas já comi horrorosos em Paris. Em comum? Nunca encontrei um bom cupcake ou um bom macaron aqui no Rio… Uma pena, mas me faz querer sempre comer um quando viajo!

E então? Paris ou Nova York? Deixe sua opinião nos comentários!

Veja aqui o blog do artista em questão.

Post anteriorViagem bate-volta: o que não fazemos por uma cerveja…
Próximo postQue tipo de viajante você é?
Professora de inglês, turista internacional nas horas vagas, cantora frustrada. Faz das salas de aula seu palco. À procura constante de novos destinos de viagem, novas culturas pra conhecer, novas comidas para degustar.

8 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.